Por uma mulher livre: uma análise de Direitos femininos da escritora baiana Alcina Dantas (1895-1974)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2176-8552.2020.e73754Resumo
Este artigo faz uma leitura crítica do texto “Direitos femininos”, da escritora Alcina Dantas (1895-1974). Essa reflexão é baseada na pesquisa de mestrado intitulada de Escritoras feirenses: o caso Alcina Dantas (1895-1974), em que a mencionada autora foi estudada, a partir de uma pesquisa de fontes primárias. Para cumprir o intento deste texto, debruçou-se sobre as pioneiras em Estudos de Gênero e Literatura no Brasil, tais quais Zahidé Muzart (1995) e Constância Lima Duarte (2003), sem deixar de realizar uma leitura dirigida dessa produção de Alcina Dantas por intermédio de contemporâneas suas, além da inauguradora do feminismo, no Brasil, Nísia Floresta (2010[1832]).
Referências
ALVES, Eurico. A paisagem urbana e o homem. Feira de Santana: UEFS Editora, 2004.
ARAÚJO, Maria da Conceição Pinheiro; ALVES, Ívia. Edith Mendes da Gama e Abreu. In: BRANDÃO, Izabel; ALVES, Ívia (Orgs.). Retratos à margem: antologia de escritoras das Alagoas e Bahia (1900-1950). Maceió: EDUFAL, 2002. p. 269-290.
AZEVEDO, Beatriz. Jacinta, passos de uma escritora à margem. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
BRANDÃO, Izabel; ALVES, Ívia (Orgs.). Retratos à margem: antologia de escritoras das Alagoas e Bahia (1900-1950). Maceió: EDUFAL, 2002.
DANTAS, Alcina. Direitos femininos. Folha do Norte. Feira de Santana, ano XVIII, n°.1034, 22.out.1927, p.4.
DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 151-172, sep./dez. 2003.
DUARTE, Constância Lima. Nísia Floresta. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, p.11.
MORAIS, Ana Angélica Vergne de. Santa’na dos olhos d’água: resgate da memória cultural e literária de Feira de Santana (1890 –1930). 1998. 146 f. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1998.
MUZART, Zahidé Lupinacci. A questão do cânone. Anuário de literatura, Florianópolis, n. 3, 1995.
MUZART, Zahidé Lupinacci. Escritoras brasileiras do século XIX. Santa Catarina: Editora Mulheres, 2009. v. 3.
PAIXÃO, Sylvia Perlingeiro. A fala-a-menos: a repressão do desejo na poesia feminina do final do século XIX e início do século XX, no Brasil. Boletim da ANPOLL, GT A mulher na literatura, UFMG, n. 3, 1989.
RAGO, Margareth. Trabalho feminino e sexualidade. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
RAMOS, Cristiana Barbosa de Oliveira. Timoneiras do bem na construção da cidade princesa: mulheres de elite, cidade e cultura (1900-1945). 2007. 247 f. Dissertação (Mestrado) — Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2007,
REIS, Roberto. Cânon. In: JOBIM, José Luís (Org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
SILVA, Pollianna dos Santos Ferreira. Escritoras feirenses: o caso Alcina Dantas (1895-1974). 2018. 202 f. Dissertação (Mestrado). – Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos direitos da mulher. Tradução de Ivania Pocinho Motta. São Paulo: Boitempo, 2016 [1792].
SILVA, Leny Madalena de Souza. A Rádio Cultura em Feira de Santana: um palco de glórias. In: INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE FEIRA DE SANTANA (IHGFS). Feira de Santa’nna: Histórias e Estórias dos Séculos XIX e XX (Escritas a cinquenta mãos). Feira de Santana: IHGFS, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na outra travessia passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.