For a free woman: an analysis of Direitos femininos by Bahian writer Alcina Dantas (1892-1974)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2176-8552.2020.e73754Abstract
This article is a critical reading of the text “Direitos femininos”, by Alcina Dantas (1892-1974). This reflection is based on the master's research entitled Escritoras feirenses: o caso Alcina Dantas (1895-1974), in which the aforementioned author was studied through research of primary sources. The article reached its objectives through pioneers in Gender and Literature Studies in Brazil such as Zahidé Muzart (1995) and Constância Lima Duarte (2003), while conducting a critical reading of the production by Alcina Dantas intermediated by one of her contemporaries, pioneer of Brazilian feminism Nísia Floresta (2010 [1832]).
References
ALVES, Eurico. A paisagem urbana e o homem. Feira de Santana: UEFS Editora, 2004.
ARAÚJO, Maria da Conceição Pinheiro; ALVES, Ívia. Edith Mendes da Gama e Abreu. In: BRANDÃO, Izabel; ALVES, Ívia (Orgs.). Retratos à margem: antologia de escritoras das Alagoas e Bahia (1900-1950). Maceió: EDUFAL, 2002. p. 269-290.
AZEVEDO, Beatriz. Jacinta, passos de uma escritora à margem. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
BRANDÃO, Izabel; ALVES, Ívia (Orgs.). Retratos à margem: antologia de escritoras das Alagoas e Bahia (1900-1950). Maceió: EDUFAL, 2002.
DANTAS, Alcina. Direitos femininos. Folha do Norte. Feira de Santana, ano XVIII, n°.1034, 22.out.1927, p.4.
DUARTE, Constância Lima. Feminismo e literatura no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 151-172, sep./dez. 2003.
DUARTE, Constância Lima. Nísia Floresta. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010, p.11.
MORAIS, Ana Angélica Vergne de. Santa’na dos olhos d’água: resgate da memória cultural e literária de Feira de Santana (1890 –1930). 1998. 146 f. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1998.
MUZART, Zahidé Lupinacci. A questão do cânone. Anuário de literatura, Florianópolis, n. 3, 1995.
MUZART, Zahidé Lupinacci. Escritoras brasileiras do século XIX. Santa Catarina: Editora Mulheres, 2009. v. 3.
PAIXÃO, Sylvia Perlingeiro. A fala-a-menos: a repressão do desejo na poesia feminina do final do século XIX e início do século XX, no Brasil. Boletim da ANPOLL, GT A mulher na literatura, UFMG, n. 3, 1989.
RAGO, Margareth. Trabalho feminino e sexualidade. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
RAMOS, Cristiana Barbosa de Oliveira. Timoneiras do bem na construção da cidade princesa: mulheres de elite, cidade e cultura (1900-1945). 2007. 247 f. Dissertação (Mestrado) — Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2007,
REIS, Roberto. Cânon. In: JOBIM, José Luís (Org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
SILVA, Pollianna dos Santos Ferreira. Escritoras feirenses: o caso Alcina Dantas (1895-1974). 2018. 202 f. Dissertação (Mestrado). – Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Salvador.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos direitos da mulher. Tradução de Ivania Pocinho Motta. São Paulo: Boitempo, 2016 [1792].
SILVA, Leny Madalena de Souza. A Rádio Cultura em Feira de Santana: um palco de glórias. In: INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE FEIRA DE SANTANA (IHGFS). Feira de Santa’nna: Histórias e Estórias dos Séculos XIX e XX (Escritas a cinquenta mãos). Feira de Santana: IHGFS, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os artigos e demais trabalhos publicados na outra travessia passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.