Silêncio e narrativa: o foco narrativo e a relação de amor e ódio entre mãe e filha em Uma duas, de Eliane Brum

Autores

  • Priscila Finger do Prado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rebeca Fechi Ribeiro Universidade Estadual do Centro-oeste
  • Júlia da Rosa Savian Centro Universitário Campo Real

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2021.e84631

Palavras-chave:

Uma duas, Eliane Brum, Foco narrativo, Literatura

Resumo

Em Uma Duas (2011), a narrativa se dá mediante alternância de narradores. As vozes que narram a trama são a voz de Laura, em terceira pessoa, a de Laura, em primeira pessoa, e a de Maria Lucia, em primeira pessoa. Partindo do pressuposto de que o ato de narrar implica uma escolha relacionada com um fim que se pretende atingir, o presente trabalho teve como objetivo: a) analisar o foco narrativo de Uma Duas; b) verificar quais as diferentes soluções narrativas que a autora encontrou para apresentar o pensamento das personagens e c) entender como elas se vinculam dentro da narração. Para isso, se utilizou como referencial teórico o livro Foco Narrativo, de Ligia Chiapinni Leite (1997), dando ênfase para a teoria das visões, de Jean Pouillon e para a tipologia do narrador, de Norman Friedman. Nossa hipótese é a de que a mudança de foco narrativo contribui para que o leitor tenha uma visão mais complexa do conflito entre mãe e filha, já que o silêncio de uma pode ser significado pela narrativa da outra, e vice-versa.

Biografia do Autor

Priscila Finger do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras pela UFSM, Especialista em Literatura Brasileira pela UNIFRA, Mestre em Letras pela UFSM, Doutora em Letras pela UFPR, professora Universidade Federal de Santa Catarina.

Rebeca Fechi Ribeiro, Universidade Estadual do Centro-oeste

Graduada em Letras pela Universidade Estaduao do Centro-oeste e em Psicologia pelo Centro Universitário Campo Real.

Júlia da Rosa Savian, Centro Universitário Campo Real

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Campo Real.

Referências

BITTENCOURT, Gilda Neves da Silva. O ato de narrar e as teorias do ponto de vista. Cerrados: revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura. Brasília, DF. Vol. 8, n. 9 (1999), p. 107-124, 1999.

BONFIM, Flavia Gaze. Amor – Ódio: devastação na relação mãe e filha. Factal, Ver. Psicol., v.26 – n.1.p. 245-252, jan/abr, 2014.

BRUM, Eliane. Uma Duas. Arquipelago Editorial, 2018.

CARVALHO, Alfredo Leme Coelho de. Foco Narrativo e fluxo de consciência: questões de teoria literária. São Paulo: Pioneira, 1981.

DIÁRIO REGIONAL. “Percebi que há certas realidades que só a ficção suporta”. Juiz de Fora: 29 de junho de 2011. Disponível em: < http://elianebrum.com/elianebrum/wp-content/uploads/2011/10/Di%D0%B0rio-Regional-Percebi-que-h%C3%A1-certas-realidades.pdf>

ESTEVES, Natacha dos Santos; COQUEIRO, Wilma dos Santos. Narradoras excêntricas em Uma Duas: a escrita como subsídio à construção da subjetividade feminina no romance de Eliane Brum. Letras De Hoje, v. 54, n. 4, p. 475-482, 2019.

HORTA, Maria de Lourdes Ferrari. O foco narrativo em A Hora da Estrela. Porto Alegre, Letras de Hoje, v.34, nº4, p.68-76, dezembro de 1999.

LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O foco narrativo. São Paulo: Editora Ática, 1997.

MARTINS, Joice Fagundes. Os cativeiros das mulheres: as representações e as relações femininas na obra de Eliane Brum. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018.

MICHAEL, Bruna Garzella. Uma, uma e o terceiro: considerações acerca da relação mãe-filha. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2017.

RIBEIRO, Marina Ferreira da Rosa. De mãe em filha: a transmissão da feminilidade. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.

RINALDI, Doris. Mistérios da feminilidade: a relação mãe e filha no difícil caminho do" tornar-se mulher". Rio de Janeiro: Estud. pesqui. psicol. vol.3 no.2, jul. 2003.

SANTOS, Josélia Rocha dos. Variações sobre o mesmo tema: a relação mãe e filha no imaginário das escritoras Júlia Lopes de Almeida, Rachel de Queiroz e Lygia Fagundes Telles. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010.

SILVA, Nathália Coelho da. A ficção enquanto possibilidade de se pensar o humano: estudo sobre o sujeito em Uma Duas, de Eliane Brum. Rio de Janeiro: XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2017.

SILVA, Nathália Coelho da. Estética dos contrários: a busca pela gênese do romance Uma/Duas de Eliane Brum. 2017. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) —Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Artigos