Silêncio e narrativa: o foco narrativo e a relação de amor e ódio entre mãe e filha em Uma duas, de Eliane Brum
DOI:
https://doi.org/10.5007/2176-8552.2021.e84631Palavras-chave:
Uma duas, Eliane Brum, Foco narrativo, LiteraturaResumo
Em Uma Duas (2011), a narrativa se dá mediante alternância de narradores. As vozes que narram a trama são a voz de Laura, em terceira pessoa, a de Laura, em primeira pessoa, e a de Maria Lucia, em primeira pessoa. Partindo do pressuposto de que o ato de narrar implica uma escolha relacionada com um fim que se pretende atingir, o presente trabalho teve como objetivo: a) analisar o foco narrativo de Uma Duas; b) verificar quais as diferentes soluções narrativas que a autora encontrou para apresentar o pensamento das personagens e c) entender como elas se vinculam dentro da narração. Para isso, se utilizou como referencial teórico o livro Foco Narrativo, de Ligia Chiapinni Leite (1997), dando ênfase para a teoria das visões, de Jean Pouillon e para a tipologia do narrador, de Norman Friedman. Nossa hipótese é a de que a mudança de foco narrativo contribui para que o leitor tenha uma visão mais complexa do conflito entre mãe e filha, já que o silêncio de uma pode ser significado pela narrativa da outra, e vice-versa.
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