Arquivos

Autores

  • Artur de Vargas Giorgi
  • Bairon Vélez Escallón
  • Flávia Scóz UFSC
  • Rafael Miguel Alonso Jr
  • Ricardo Gaiotto de Moraes

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2021.e90619

Palavras-chave:

arquivo, montagem

Referências

ANTELO, Raúl. Archifilologías latinoamericanas: lecturas tras el agotamiento. Villa María: Eduvim, 2018.

ANTELO, Raul. A máquina afilológica. Rio de Janeiro: Eduerj, 2021.

BATAILLE, Georges. Manet: biographical and critical study. New York: Skira, 1955.

BERNUCCI, Leopoldo M. A imitação dos sentidos: prógonos, contemporâneos e epígonos de Euclides da Cunha. São Paulo: Edusp, 1995.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Tradução Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ¿Cómo llevar el mundo a cuestas? Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2011.

FOUCAULT, Michel. Posfácio a Flaubert (A tentação de Santo Antão). In: MOTTA, Manoel Barros. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GIORGI, Artur de Vargas. O fim da arte, o contemporâneo, o começo do arquivo. ARS (São Paulo). 2019, v. 17, n. 36, pp. 99-116. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.143107. Acesso em: 25 maio 2022.

GROYS, Boris. Sobre o novo. In: Arte, poder. Tradução Virgínia Starling. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015, p. 37-59.

VÉLEZ-ESCALLÓN, Bairon O. O Páramo é do tamanho do mundo: Guimarães Rosa, Bogotá, Iauaretê. Tese de Doutorado. Orientação: Profa. Dra. Liliana Reales. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC, 2014.

Downloads

Publicado

2022-10-03

Edição

Seção

Editorial