Mário de Andrade cita Oscar Wilde: homoerotismo e homofobia no debate com Francisco Pati (1922-1923)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2023.e94751

Palavras-chave:

Homoerotismo, Homofobia, Oscar Wilde, Francisco Pati, Mário de Andrade

Resumo

Neste informe se analisam dois textos em que Mário de Andrade citou a obra do escritor Oscar Wilde, e o artigo que Francisco Pati publicou na campanha de higiene estética e moral da Folha da Noite em 1923. Andrade implicou o homoerotismo no poema “Paisagem N. 3” de Pauliceia Desvairada e mencionou algumas frases do livro De profundis no seu discurso de paraninfo em 1923. No segundo texto, Andrade não indicou sentidos homoeróticos, ele promoveu o estudo de músicas socialmente estigmatizadas que abordavam temas eróticos. Sem citar a homossexualidade e Mário de Andrade explicitamente, Pati criticou e associou pejorativamente os modernistas paulistas e Andrade à homossexualidade. O debate sobre Wilde permite observar a construção social da homofobia.

Biografia do Autor

Jorge Israel Ortiz Vergara, Sem vínculo institucional

Jorge Vergara estudou música e musicologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Finalizou seu curso de bacharel em piano em 2005. Colaborou como cravista na Orquestra Barroca da Unirio entre 2004 e 2012. Possui experiência como correpetidor no repertório clássico e romântico em várias formações instrumentais.

Em sua pesquisa de doutorado descobriu documentos desconhecidos dos especialistas em Mário de Andrade. Entre março e setembro de 1923 um grupo de jornalistas e escritores produziu a campanha de higiene moral e estética do jornal paulista Folha da Noite. Eles publicaram artigos com conteúdo capacitista, homofóbico, misógino e racista para criticar o movimento modernista de São Paulo em geral. A campanha atacou vários autores, mas os insultos mais agressivos focam na pessoa e na obra de Mário de Andrade. A análise desses documentos permite o debate de questões artísticas, intelectuais e políticas.

Contato:jorgevergara1977@gmail.com

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Publicado

2024-03-27

Edição

Seção

Modernismo brasileiro 100 anos: crítica, heranças, perspectivas