Entre pássaros e serpentes, num jogo voraz pela vida: o jovem leitor e a distopia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2176-8552.2024.e98105Palavras-chave:
distopia, personagem de ficção, leitor jovemResumo
Este estudo propõe uma análise da trilogia The Hunger Games (2008-10) – Jogos Vorazes (2010-2011) – e de The Ballad of Songbirds and Snakes (2020) – A cantiga dos Pássaros e das serpentes (2020) – de Suzanne Collins, como exemplos de narrativas distópicas que se popularizaram e atingiram um amplo número de jovens leitores. Em comum, apresentam o incerto como chamariz e se valem de alguns recursos de narratividade e de criação de personagens para cativar o público leitor, permitindo a criação de elos de identificação e uma leitura ressignificada da realidade. São textos que utilizam um vocabulário mais acessível para engendrar o leitor no universo de reflexões sobre as relações de poder, o retorno da censura e rígida determinação de papéis sociais, por isso mesmo, engendram também uma leitura ressignificada da luta contra-colonial. Tais aspectos são considerados como determinantes da ampla difusão da distopia entre os jovens leitores.
Referências
AZEVEDO, Ricardo. Literatura Juvenil: como, onde, quando e por quê? RECeT, Presidente Epitácio, SP, v. 2, n. 2, jul-dez, 2021, p. 06-27.
BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. Trad. Paulo Neves. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BECKETT, Sandra. Crossover fiction: creating readers with stories that address the big questions. In: Formar leitores para ler o mundo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
BONNICI, Thomas. O pós-colonialismo e a literatura: estratégias de leitura. Maringá: EDUEM, 2000.
BOOKER, M. Keith. The dystopian impulse in modem literature: fiction as social criticism. London: Greenwond Press, 1994.
CHATMAN, Seymour. Historia y discurso. Madrid: Taurus Humanidades, 1990.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário dos Símbolos. 23. ed. Rio de Janeiro: José Olympio Ltda., 2009.
COLLINS, Suzanne. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Trad. Regiane Winarski. Rio de Janeiro: Rocco, 2020.
COLLINS, Suzanne. Em chamas. Trad. Alexandre D’Elia. Rio de Janeiro: Rocco, 2011a.
COLLINS, Suzanne. Esperança. Trad. Alexandre D’Elia. Rio de Janeiro: Rocco, 2011b.
COLLINS, Suzanne. Jogos Vorazes. Trad. Alexandre D’Elia. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FALCONER, Rachel. Young adult fiction and the crossover phenomenon. In: RUDD, David (ed.). The Routledge Companion to Children’s Literature. New York, Routledge: 2010. Disponível em: https://s3-euw1-ap-pe-df-pch-content-store-p.s3.eu-west-1 Acesso: em: 28 jun. 2022.
GENETTE, Gérard. Discurso da narrativa. Lisboa: Veja, 1995.
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade? In: DA SILVA, Tomaz Tadeu; HALL, Stuart. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 103-133.
HÉRITIER, Françoise. Masculino Feminino II: dissolver a hierarquia. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.
JUNG, Carl. Gustav. (org.) O homem e seus símbolos. 3. Ed. Rio de Janeiro: Harper-Collins Brasil, 2016.
LUKÁCS, György. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2000.
ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações familiares. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
ROSENFELD, Anatol. Literatura e Personagem. In: C NDIDO, Antônio; GOMES, Paulo Emílio Salles; PRADO, Décio de Almeida; ROSENFELD, Anatol. A Personagem de Ficção. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 9-49.
ROSTOVTZEFF, Mikhail Ivanovich. História de Roma. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Trad. Sandra Regina G. Almeida; Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na outra travessia passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.