Uma travessia de discursos e de afetos: sobre as Cartas Portuguesas

Autores

  • Renata Farias de Felippe UFSC
  • Marta Inês Arábia Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2010n6p167

Resumo

As Cartas portuguesas, texto de autoria polêmica e de trajetória peculiar, constituem urn paradigma que questiona o binarismo masculino/feminino nos debates sobre os Gêneros. Isto se deve em grande parte pelo valor anacrônico das Cartas, característica que faz do texto 'uma marca fundadora'. Logo, se afirmarmos que a autoria é uma função, uma função pode ter urn gênero? A linguagem é um tecido, um capilar múltiplo e justaposto, um tecido difuso onde o leitor, cuja mirada jamais é distraída, é quem recorta o objeto, "o texto" com o seu olhar. Sabemos que houve sujeito porque há texto. Texto como marcas, como palimpsesto. Falar em termos de verdades, em se tratando de urn texto ficcional, tem como conseqüência deixar de lado a idéia de "verdade fática" em favor de "a verdade ficcional".

Biografia do Autor

Renata Farias de Felippe, UFSC

Graduada em Letras/Português pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2000), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutora em Teoria Literária (2009) pela mesma instituição. Como professora substituta -função exercida na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003-2004) e, atualmente, na Universidade Federal de Santa Catarina - tem experiência docente na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Brasileira. Seus temas de interesse são Gênero, Literatura e Cinema.

 

Marta Inês Arábia, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Psicologia - Universidad Argentina John F Kennedy (1987), pós-graduação em psicanálise pela Universidade de Tuiuti de Paraná ano 1996, mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Tem experiência na área de Psicologia clínica com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica e psicologia escolar. Os temas de pesquisa desenvolvidos são: psicanálise clínica, psicanálise literatura/Lingüística, psicanálise e direito, psicanálise e arte. Atualmente participa de 1 grupos de pesquisa onde trabalha as interfaces artes/literatura e psicanálise.

Downloads

Publicado

2007-10-28

Edição

Seção

Gênero: novas travessias