Da letra à imagem: uma incursão no jogo poético de Knorr

Autor/innen

  • Lívia Betges UFMT
  • Vinícius Carvalho Pereira UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2016n21p239

Abstract

A poesia vinculada a elementos imagéticos compõe uma estética híbrida

cara à boa parte da produção literária contemporânea, em que a visualidade,
como elemento semiótico constitutivo do poema, suscita aos leitores novos
caminhos interpretativos. Diante desse contexto, visa-se verificar na obra literária
OLHLO2: Poesia Visual, de Luis Augusto Knop de Mendonça (de heterônimo
Knorr), como a visualidade é implementada. Chamam atenção as
rupturas estruturais no livro (em forma de baralho) que apontam a presença
de um jogo entre o verbal e o não verbal. Para as análises aqui empreendidas,
consideram-se cinco poemas visuais, nos quais se indaga como o grafema
engendra a imagem nos processos de significação. De acordo com as teorias
de Jacques Derrida e Roland Barthes, mediante a différance e os “regimes antropológicos
de sentido”, buscam-se entender os jogos de múltiplos ou vazios
sentidos na fulguração da letra à imagem.

Autor/innen-Biografien

Lívia Betges, UFMT

UFMT

Vinícius Carvalho Pereira, UFMT

UFMT

Veröffentlicht

2016-01-11