The negative primitive: Of the ancestor animals of Kopenawa To the empty show in The Congress

Authors

  • Julian Alexander Brzozowski UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2016n22p77

Abstract

The present article works on a comparison by confrontation of the
depiction of the monster figure as found in the work of the yanomami
shaman Davi Kopenawa The Falling Sky with the movement of desideration,
disaster, of the intellectual path of the Occident towards the emptiness of
myth and its monstrosities of pure appearance that populate the image of
the film The Congress. Leaning strongly on the elaboration of Jacques Lacan
about the interest of myth in dealing with a single object, which is the object
of desire, we walk down the theoretical track of the exhaustion of sense in
Jean-Luc Nancy towards the notion of the body as areality which now focuses
the cosmological potency once bound to the stars.

Author Biography

Julian Alexander Brzozowski, UFSC

Obteve título de graduação em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2012, com a realização do média-metragem de documentário ficcional Kruk. Obteve título de mestre em teoria literária pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidad Federal de Santa Catarina em 2015, com a defesa da dissertação Lumpy Gravy: Olhar, Arquivo e Sintoma, numa análise da obra musical de Frank Zappa a partir da problemática da pulsão de morte freudiana e as elaborações sobre o processo psíquico de sublimação em Jacques Lacan. Em 2016 adentrou o programa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina com o projeto de pesquisa pautado por sobre o livro A Queda do Céu, fruto da colaboração do xamã yanomami Davi Kopenawa com o antropólogo e escriba francês Bruce Albert. A aproximação entre xamanismo ameríndio e o horizonte lacaniano da noção de sinthome, a partir da comparação literária entre mitemas fundantes yanomami e ocidentais, constitui seu atual objeto de pesquisa.

Published

2016-08-18