Mínimos teatros: poesia contemporânea e ética

Autores

  • Paula Glenadel Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2018n25p5

Resumo

Este artigo interroga as possibilidades éticas abertas por uma aproximação entre a poesia e o teatro, tal como especulada por Stéphane Mallarmé. Na confluência dessas duas práticas artísticas, encontra-se uma certa escrita contemporânea que se sabe assombrada por múltiplas vozes (como os trabalhos de Valère Novarina, Nathalie Quintane, Carlito Azevedo e Sérgio Medeiros) e que produz peças em que a linguagem assume o comando da ação e poemas em que o entrelaçar de alteridades discursivas constitui o modo enunciativo, configurando um mínimo teatro da ética, no sentido em que ela abre a cena do pensamento para a entrada de um outro desconhecido, por vir, segundo uma perspectiva cara a Jacques Derrida.

Referências

AGACINSKI, Sylviane et alii. Mimesis des articulations. Paris: Aubier-Flammarion, 1975.

AGAMBEN, Giorgio. Notas sobre o gesto. In: Meios sem fim. Notas sobre a política. Tradução de Davi Pessoa Carneiro. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

ARTAUD, Antonin. Le théâtre et son double. Paris: Gallimard, 1964.

ÁVILA, Myriam. Dêixis e estranhamento: caminhos da nova poesia brasileira. Via Atlântica, n. 11, jun. 2007.

AZEVEDO, Carlito. Monodrama. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.

AZEVEDO, Carlito. Livro das postagens. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016.

BAKHTINE, Mikhaïl. Esthétique et théorie du roman. Paris: Gallimard, 1978.

BRECHT, Bertolt. Guia para o habitante das cidades. Tradução de Tércio Redondo. Cacto, n. 4, São Paulo: UNIMARCO, 2004.

BLANCHOT, Maurice. L’Écriture du désastre. Paris: Gallimard , 1980.

DEGUY, Michel. Arrêts fréquents. Paris: Métailié, 1990.

DEGUY, Michel. L’énergie du désespoir, Ou d’une poétique continuée par tous les moyens. Paris: P.U.F., 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Postulats de la linguistique. In: Mille plateaux, Capitalisme et schizophrénie 2. Paris: Minuit, 1980, p. 95-139.

DERRIDA, Jacques. Le théâtre de la cruauté et la clôture de la représentation. In: L’écriture et la différence. Paris: Seuil, 1967, p . 341-368.

DERRIDA, Jacques. La dissémination. Paris: Seuil, 1972.

DERRIDA, Jacques. Spectres de Marx. L’État de la dette, le travail du deuil et la nouvelle internationale. Paris: Galilée, 1993.

DERRIDA, Jacques. Demeure. Maurice Blanchot. Paris: Galilée, 1998.

ELSON, Cristopher. Anthropomorphose: l’humanisme dans la poétique de Michel Deguy. Littérature 114, Michel Deguy. Paris: Larousse, juin 1999, p. 93-106.

GLEIZE, Jean-Marie. Sorties. Questions théoriques, 2009. [Coll. Forbidden Beach].

GLENADEL, Paula. Nathalie Quintane: formagens. Alea, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 273-282, dez. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2011000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 out. 2018.

MACIEL, Maria Esther. Teatro de palavras: Mallarmé, Octavio Paz e Fernando Pessoa. Agulha: Revista de cultura, n. 18/19, Fortaleza/ São Paulo, nov.-dez. 2001. Disponível em: www.jornaldepoesia.jor.br/ag18maciel.htm. Acesso em: 02 out. 2018.

MALLARMÉ, Stéphane. Divagações. Tradução e apresentação de Fernando Scheibe. Florianópolis: Ed. UFSC, 2010.

MALLARMÉ, Stéphane. Œuvres complètes. Paris: Gallimard, 1945, p. 355-356.

MEDEIROS, Sérgio. Figurantes. São Paulo: Iluminuras, 2011.

NOVARINA, Valère. Discours aux animaux. Paris: P.O.L., 1987.

NOVARINA, Valère. L’animal du temps. Paris: P.O.L., 1993

NOVARINA, Valère. L’inquiétude. Paris: P.O.L., 1993.

NOVARINA, Valère. L´acte inconnu. Paris: P.O.L., 2007.

QUINTANE, Nathalie. Les Quasi-Monténégrins suivi de Deux frères. Paris: P.O.L., 2003.

RIMBAUD, Arthur. Œuvres complètes. Correspondance. Paris: R. Laffont, 1992.

TRUDEL, Jean-Sébastien. Dieu est la chose. Une écriture théo-tauto-logique. In: TREMBLAY, Nicolas (Dir.) La bouche théâtrale, Études de l’œuvre de Valère Novarina. Québec: XYZ Éditeur, 2005. p. 101- 114.

SÜSSEKIND, Flora. A imagem em estações – observações sobre “Margens” de Carlito Azevedo. In: PEDROSA, Celia; ALVES, Ida (Org.). Subjetividades em devir, Estudos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p. 63-81.

Downloads

Publicado

2018-06-29