Miss Ciclone and The Modern Art Week

Authors

  • Tereza Virginia de Almeida Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2023.e94516

Keywords:

Brazilian modernism, collective diary, Miss Ciclone

Abstract

The article thematizes the figure of Daisy, a young normalist who attended a garçonnière maintained by Oswald de Andrade, on Rua Libero Badaró, in São Paulo, in 1918, a few years, therefore, of the Week of Modern Art that took place in 1922. There, a book is produced by several hands, a collective diary, O perfeito cozinheiro das almas d’este mundo, which was only published in the 1980s in a facsimile edition and was later incorporated into the Complete Works of Oswald de Andrade. In the diary, Daisy writes under the pseudonym Miss Ciclone. And she ends up becoming the center of the book, as the guys who write in the book are all fascinated by the mysterious femininity that Miss Ciclone represents. Oswald's lover at the time, Daisy died of an abortion in 1919. The Miss Ciclone case leads to reflections on the position of women in society at the time and, in particular, the absence of female representatives in Literature at the Modern Art Week. The article seeks to demonstrate how patriarchy was stronger than the innovations that were exposed at the Modern Art Week.

Author Biography

Tereza Virginia de Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Português-Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1985, Tereza Virginia de Almeida é mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Doutorou-se na PUC/Rio em 1995, sob orientação da Profa. Dra. Heidrun Krieger Olinto, tendo pesquisado a parte experimental de sua tese, A ausência lilás da Semana de Arte Moderna: o olhar pós-moderno, sob supervisão da teórica Linda Hutcheon na Universidade de Toronto no Canadá entre os anos de 1993 e 1994. Entre 1996 e 2006, atuou como Professor Adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2006, é Professor Associado em Literatura Brasileira na mesma instituição. Publicou sua tese em 1998 pela Editora Letras Contemporâneas. Em 1999, esteve em estágio de pós-doutorado junto à Universidade de Stanford nos Estados Unidos, sob supervisão de Hans Ulrich Gumbrecht e Jeffrey Schnapp. Em 2000, iniciou suas pesquisas no âmbito da música popular brasileira e trabalhou ativamente na extensão universitária através do Projeto Floripa m composição. Em 2004, criou junto ao Centro de Comunicação e Expressão da UFSC o Núcleo de Estudos Poético-Musicais, o Nepom (http://www.nepom.ufsc.br), que coordenou até 2009. Ainda no Nepom, atua como editora da Revista de Estudos Poético-Musicais (http://www.repom.ufsc.br). Atualmente, se dedica tanto em sua pesquisa quanto em suas orientações de mestrado e doutorado, às diferenciadas formas de relação entre música e literatura. É, ainda, coordenadora do Dicionário de Música Popular em Santa Catarina, dicionário on line, desenvolvido como projeto dedicado à iniciação científica. Tereza Virginia é poeta, compositora e cantora. Lançou em 2008 o Cd Tereza Virginia e em 2011 o Cd Aluada e o DVD A Outra, ambos resultados do Prêmio Elizabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cuitlura.

References

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DEL PICCHIA, Menotti. A “semana revolucionária”. Organização de Jácomo Mandatto. Campinas, Pontes, 1992.

Published

2024-04-11

Issue

Section

Modernismo brasileiro 100 anos: crítica, heranças, perspectivas