Osman Lins e a visualidade: a potencialização do limite e a subversão do perspectivismo no "Retábulo de Santa Joana Carolina"

Autores/as

  • Rita Lenira de Freitas Bittencourt UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

Este artigo ocupa-se da narrativa "Retábulo de Santa Joana Carolina", de Osman Lins, a partir dos aspectos plásticos, que remetem tanto ao sistema construtivo medieval quanto ao cubismo. Pelas escolhas formais, o escritor consolida a saída do regionalismo literário e produz uma ficção com ênfase no descentramento do olhar e na superposição de planos, narrativos e visuais, que potencializam o "corte", ou seja, o próprio traçado do limite.

Biografía del autor/a

Rita Lenira de Freitas Bittencourt, UFRGS

Possui graduação em Letras Habilitação Português Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), especialização em Metodologia do Ensino de Língua e Literatura (1996), mestrado em Literatura (1999) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Foi professora substituta da Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e atualmente é professora adjunta de Teoria Literária na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisadora na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, explorando os seguintes temas: teoria da modernidade, poesia contemporânea, literatura e outras artes, vanguarda latino-americana e literatura latino-americana.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2005-01-01

Número

Sección

Arte e Literatura: Osman Lins Oitenta Anos