Obscena Ercília, obscena Cláudia: um centro de consciência em desconformidade com o modernismo?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2176-8552.2023.e95237

Palabras clave:

Ercília Nogueira Cobra, centro de consciência, estudos culturais, modernismo

Resumen

O presente ensaio tem por proposta realizar uma leitura da obra Virgindade Inútil: novela de uma revoltada, de Ercília Nogueira Cobra, considerando seu ethos vanguardista, tanto em termos de forma, quanto em termos temático-políticos. Para tanto, será realizada uma análise do centro de consciência da narrativa, como proposto por Kress em sua leitura das formulações de Henry James e Edith Wharton, e de seu inconsciente político, tomando por base o conceito de Fredric Jameson, considerando especialmente o que diz respeito à sexualidade feminina na primeira metade do século XX no Brasil. 

Biografía del autor/a

Luana Barossi, Universidad Federal de Santa Catarina

Professora adjunta de literatura na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

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Publicado

2024-04-11

Número

Sección

Modernismo brasileiro 100 anos: crítica, heranças, perspectivas