Indicadores de Responsabilidade Social: estudo comparativo entre empresas públicas e privadas, baseado no Balanço Social IBASE

Alexandre Reis, Gino Giacomini Filho

Resumo


O presente artigo procura discutir as diferenças e similaridades existentes entre as práticas e as ações de Responsabilidade Social desenvolvidas pelas empresas privadas e públicas. Este estudo comparativo de caráter exploratório foi realizado com base nas empresas detentoras do Selo Social IBASE, que publicaram seus Balanços Sociais no modelo proposto pelo instituto no ano de 2004. Para tal, além da pesquisa documental envolvendo os balanços publicados, uma revisão conceitual sobre os principais temas se fez necessária e também constitui parte do estudo. Os resultados encontrados fornecem dados mensuráveis e representativos sobre as principais características de ação social das empresas, propiciando uma análise comparativa e a emissão de considerações críticas, que por si só não findam, mas estabelecem uma possibilidade de diferentes leituras quanto aos modelos de gestão socialmente responsável empreendidos pelas empresas dos segmentos público e privado.


Palavras-chave


Responsabilidade Social; Balanço Social; Indicadores de Responsabilidade

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n22p170

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.