O Mapa Estratégico de um Curso de Administração

Autores

  • Maria da Graça Pitiá Barreto
  • Eduardo Fausto Barreto
  • João Marcelo Pitiá Barreto

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n23p134

Resumo

Parece comum a problemática de planejar um Curso de Administração, elaborar seu projeto pedagógico e implantá-lo com a adequada participação da totalidade do corpo docente. A pergunta norteadora deste estudo é a seguinte: Como fazer a comunidade acadêmica participar da elaboração do projeto pedagógico e compreender-se no contexto institucional da busca do profissional pretendido? O objetivo que se pretende alcançar com o desenvolvimento deste estudo, é discutir uma metodologia de como se pode promover a discussão do projeto pedagógico de um curso de graduação, integrando toda a comunidade acadêmica, fazendo com que cada docente perceba sua participação na construção do profissional que se pretende formar. Foi realizado um estudo exploratório, descritivo da realidade de uma unidade de uma universidade pública. A estratégia de pesquisa foi um estudo de caso com dados primários da Escola de Administração estudada, em que se buscou adaptar a metodologia da elaboração dos mapas estratégicos desenvolvidos por Kaplan e Norton, às discussões e implantação do projeto pedagógico do Curso de Administração ministrado por essa unidade.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Como Citar

Pitiá Barreto, M. da G., Fausto Barreto, E., & Pitiá Barreto, J. M. (2009). O Mapa Estratégico de um Curso de Administração. Revista De Ciências Da Administração, 11(23), 134–156. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n23p134

Edição

Seção

Artigos