Organização da produção, desempenho e inovações na cadeia de suprimentos da indústria automobilística brasileira

Mario Sacomano Neto, Silvio Roberto Ignacio Pires

Resumo


Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a Gestão da Cadeia de Suprimentos em uma Montadora e quatro Fornecedores de Autopeças. A pesquisa aponta como as diferentes formas de configuração da Cadeia de Suprimentos influenciam as formas de organização da produção, as medidas de desempenho e as inovações. Estudos nessa temática são pertinentes devido à recente mudança estrutural no Setor Automotivo Brasileiro que implica diretamente nas formas de coordenação e inovações na Cadeia de Suprimentos. Resultados da pesquisa mostram que as parcerias e a cooperação são elementos importantes na configuração e formatação das Cadeias de Suprimentos.

Palavras-chave


Gestão da cadeia de suprimentos; Organização da produção; Medidas de desempenho; Indústria automobilística; Supply chain management; Production organization; Performance Measuring; Automotive industry

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.