Desenvolvimento de produto popular: estratégia, inovação e decisão

Autores

  • Maria Cecília Sobral IMES
  • Fábio Lotti Oliva USP - São Paulo - SP
  • Abraham Sin Oih Yu USP -São Paulo - SP
  • Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi USP - Sao Paulo - SP
  • Silvio Aparecido dos Santos FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este trabalho dedica-se ao estudo do processo decisório envolvido no desenvolvimento de um produto popular no Brasil por uma empresa multinacional. O método utilizado foi o estudo de caso único. O produto foi lançado no mercado no final de 2003, sendo o primeiro produto popular do grupo empresarial no âmbito mundial. Alguns pontos interessantes neste estudo: a) a importância que a empresa passa a dar à base da pirâmide de renda; b) o desenvolvimento de um produto especificamente voltado às necessidades deste mercado com uma solução totalmente customizada; c) a decisão pelo desenvolvimento de uma nova plataforma de produtos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Sobral, IMES

possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981) , especialização em Ceag pelo Fundação Getúlio Vargas - SP (1984) e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003) . Atualmente é funcionário da Universidade de Santo Amaro. Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com ênfase em Engenharia do Produto. Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produto, produto popular, inovação tecnológica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Fábio Lotti Oliva, USP - São Paulo - SP

possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1986) , especialização em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1989) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) . Atualmente é Professor MS3 da Universidade de São Paulo, Professor do Fundação Instituto de Administração, Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Membro de corpo editorial do Gestão & Regionalidade. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração Internacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento sustentável, Planejamento ambiental, Instituições.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Abraham Sin Oih Yu, USP -São Paulo - SP

Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1970) e doutorado em Philosophy e Master Of Science - Stanford University (1983), e Livre-Docência em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: obsolescência tecnológica, inovação tecnológica, análise de decisão e ciência e tecnologia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi, USP - Sao Paulo - SP

possui graduação em Ciências econômicas pelo Fundação Armando Álvares Penteado (1973) , graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2000) , especialização em Comércio Exterior II pela Faculdade de Economia E Administração da Universidade de São Paulo (1974) , mestrado em Administração pela Faculdade de Economia E Administração da Universidade de São Paulo (1986) , doutorado em Administração pela Faculdade de Economia E Administração da Universidade de São Paulo (1991) , aperfeicoamento em Curso de Atualização Fortran IV pela Faculdade de Economia E Administração da Universidade de São Paulo (1973) , aperfeicoamento em Curso de Atualização Em Pesquisa Qualitativa pela Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado (1993) e aperfeicoamento em Curso de Atualização Em Mediação e Arbitragem Extr pelo Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (1997) . Atualmente é Professor da Faculdade de Direito Usp, Professor da Universidade Paulista, do Conselho Regional de Administração, professor titular da Faculdade de Economia E Administração da Universidade de São Paulo, do Curso Online Exame e Você S A e Diretor da Orquestra Sinfônica da USP da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Comércio Exterior.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Silvio Aparecido dos Santos, FEA/USP

doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (1983), mestrado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (1980). Formado em Administração pela Centro de Estudos Sócio-Econômicos da Universidade Estadual de Maringá (1976). Realizou estudos de pós-doutoramento na ESSEC - França e no Bentley College - Walthan - Massachusetts (EUA). Atualmente é professor titular da FEA/USP, na área de Administração Geral. Leciona disciplinas de graduação e pós-graduação de mestrado e doutorado (strictu-sensu) na FEA/USP. Coordena o GPEADE - Grupo de Pesquisa em Administração Avançada e Empreendedorismo listado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, cujas linhas de pesquisa são: novos modelos de gestão, empreendedorismo independente e corporativo com ênfase em criação de empresas e negócios de base tecnológica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2007-09-12

Como Citar

Sobral, M. C., Oliva, F. L., Oih Yu, A. S., Grisi, C. C. de H. e, & dos Santos, S. A. (2007). Desenvolvimento de produto popular: estratégia, inovação e decisão. Revista De Ciências Da Administração, 9(19), 81–102. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos