Desenvolvimento de produto popular: estratégia, inovação e decisão

Maria Cecília Sobral, Fábio Lotti Oliva, Abraham Sin Oih Yu, Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi, Silvio Aparecido dos Santos

Resumo


Este trabalho dedica-se ao estudo do processo decisório envolvido no desenvolvimento de um produto popular no Brasil por uma empresa multinacional. O método utilizado foi o estudo de caso único. O produto foi lançado no mercado no final de 2003, sendo o primeiro produto popular do grupo empresarial no âmbito mundial. Alguns pontos interessantes neste estudo: a) a importância que a empresa passa a dar à base da pirâmide de renda; b) o desenvolvimento de um produto especificamente voltado às necessidades deste mercado com uma solução totalmente customizada; c) a decisão pelo desenvolvimento de uma nova plataforma de produtos.

Palavras-chave


Produto popular; Inovação; Estratégia; Popular product; Innovation; Strategy

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

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