Desenvolvimento de produto popular: estratégia, inovação e decisão

Autores/as

  • Maria Cecília Sobral IMES
  • Fábio Lotti Oliva USP - São Paulo - SP
  • Abraham Sin Oih Yu USP -São Paulo - SP
  • Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi USP - Sao Paulo - SP
  • Silvio Aparecido dos Santos FEA/USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumen

Este trabalho dedica-se ao estudo do processo decisório envolvido no desenvolvimento de um produto popular no Brasil por uma empresa multinacional. O método utilizado foi o estudo de caso único. O produto foi lançado no mercado no final de 2003, sendo o primeiro produto popular do grupo empresarial no âmbito mundial. Alguns pontos interessantes neste estudo: a) a importância que a empresa passa a dar à base da pirâmide de renda; b) o desenvolvimento de um produto especificamente voltado às necessidades deste mercado com uma solução totalmente customizada; c) a decisão pelo desenvolvimento de uma nova plataforma de produtos.

Biografía del autor/a

Maria Cecília Sobral, IMES

possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981) , especialização em Ceag pelo Fundação Getúlio Vargas - SP (1984) e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003) . Atualmente é funcionário da Universidade de Santo Amaro. Tem experiência na área de Engenharia de Produção , com ênfase em Engenharia do Produto. Atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produto, produto popular, inovação tecnológica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Fábio Lotti Oliva, USP - São Paulo - SP

possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1986) , especialização em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1989) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) . Atualmente é Professor MS3 da Universidade de São Paulo, Professor do Fundação Instituto de Administração, Professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Membro de corpo editorial do Gestão & Regionalidade. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração Internacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento sustentável, Planejamento ambiental, Instituições.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Abraham Sin Oih Yu, USP -São Paulo - SP

Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1970) e doutorado em Philosophy e Master Of Science - Stanford University (1983), e Livre-Docência em Administração pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: obsolescência tecnológica, inovação tecnológica, análise de decisão e ciência e tecnologia.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi, USP - Sao Paulo - SP

possui graduação em Ciências econômicas pelo Fundação Armando Álvares Penteado (1973) , graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2000) , especialização em Comércio Exterior II pela Faculdade de Economia E Administração da Universidade de São Paulo (1974) , mestrado em Administração pela Faculdade de Economia E Administração da Universidade de São Paulo (1986) , doutorado em Administração pela Faculdade de Economia E Administração da Universidade de São Paulo (1991) , aperfeicoamento em Curso de Atualização Fortran IV pela Faculdade de Economia E Administração da Universidade de São Paulo (1973) , aperfeicoamento em Curso de Atualização Em Pesquisa Qualitativa pela Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado (1993) e aperfeicoamento em Curso de Atualização Em Mediação e Arbitragem Extr pelo Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (1997) . Atualmente é Professor da Faculdade de Direito Usp, Professor da Universidade Paulista, do Conselho Regional de Administração, professor titular da Faculdade de Economia E Administração da Universidade de São Paulo, do Curso Online Exame e Você S A e Diretor da Orquestra Sinfônica da USP da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Comércio Exterior.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Silvio Aparecido dos Santos, FEA/USP

doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (1983), mestrado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (1980). Formado em Administração pela Centro de Estudos Sócio-Econômicos da Universidade Estadual de Maringá (1976). Realizou estudos de pós-doutoramento na ESSEC - França e no Bentley College - Walthan - Massachusetts (EUA). Atualmente é professor titular da FEA/USP, na área de Administração Geral. Leciona disciplinas de graduação e pós-graduação de mestrado e doutorado (strictu-sensu) na FEA/USP. Coordena o GPEADE - Grupo de Pesquisa em Administração Avançada e Empreendedorismo listado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, cujas linhas de pesquisa são: novos modelos de gestão, empreendedorismo independente e corporativo com ênfase em criação de empresas e negócios de base tecnológica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Publicado

2007-09-12

Cómo citar

Sobral, M. C., Oliva, F. L., Oih Yu, A. S., Grisi, C. C. de H. e, & dos Santos, S. A. (2007). Desenvolvimento de produto popular: estratégia, inovação e decisão. Revista De Ciencias De La Administración, 9(19), 81–102. https://doi.org/10.5007/%x

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