A construção de estratégias: um estudo de caso no setor avícola

Autores/as

  • Ricardo César Alves UFLA
  • Humberto Elias Garcia Lopes PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p118

Resumen

Este artigo tem como campo de estudo o processo de formulação de estratégias em uma empresa do setor avícola do Estado de Minas Gerais. O objetivo foi verificar se tal empresa construía suas estratégias de forma deliberada – apoiandose na concepção clássica de estratégia - ou de forma emergente, como resposta às movimentações do ambiente. Metodologicamente, o trabalho foi de caráter qualitativo, com objetivo descritivo e apoiado em um estudo de caso, no qual oito gestores da empresa Alfa foram entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. A análise do conteúdo das entrevistas mostra que a empresa Alfa, ainda tem como padrão formular estratégias como repostas ao ambiente, apesar de se esforçar para implementar processos deliberados de construção. Os planos e processos racionais de construção de estratégias, apesar de serem considerados de grande importância pelos entrevistados, não se mostraram presentes no cotidiano da empresa. Os resultados desta pesquisa são relevantes para a área de Administração devido a dois aspectos: o primeiro deles é indicar que a estratégia – no caso da empresa pesquisada - é formulada principalmente com base em reações ao ambiente e não como fruto de um processo racional de análise e definição; o segundo é indicar que os gestores conhecem a importância desses processos mais racionais de elaboração de estratégias, mas que fatores diversos impedem que eles sejam aplicados na prática.

Biografía del autor/a

Ricardo César Alves, UFLA

Doutorando em Administração, possui Graduação em Administração de Empresas (1997), Especialização em Gestão Estratégica de Marketing (1999) e Mestrado em Administração - Estratégias Organizacionais - (2006). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: mercadologia, satisfação e comportamento do consumidor, construção e desenvolvimento de estratégias, redes organizacionais e administração de pequenas e médias empresas.

Humberto Elias Garcia Lopes, PUC Minas

Humberto Elias Garcia Lopes é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas, no qual ministra aulas para os cursos de Doutorado e Mestrado. Obteve o título de Doutor em Administração na UFMG em 2001, instituição em que fez Mestrado e Graduação na mesma área. É especialista em Educação a Distância pela PUC Minas, sendo professor de disciplinas dos cursos de graduação da PUC Minas Virtual. Suas áreas preferenciais de atuação são: relações de competição e colaboração em redes organizacionais, teoria da estratégia, processos de formulação e implantação de estratégias, métodos quantitativos em estratégia. É membro de The Econometric Society, a principal instituição mundial de pesquisa científica sobre métodos quantitativos aplicados às ciências sociais.

Publicado

2010-01-01

Cómo citar

Alves, R. C., & Lopes, H. E. G. (2010). A construção de estratégias: um estudo de caso no setor avícola. Revista De Ciencias De La Administración, 12(27), 118–142. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p118

Número

Sección

Articulos