É possível integrar a teoria à prática no contexto de sala de aula? Uma resposta através do método seminário revisado através da pesquisa-ação em um curso de administração

Autores

  • Vânia Maria Jorge Nassif Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Alexandre Nabil Ghobril UPM - São Paulo - SP
  • Diogenes de Souza Bido UPM - São Paulo - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Integrar a teoria à prática na sala de aula é sempre um desafio. Este artigo propõe relatar uma experiência realizada em um curso de Administração de Empresas. O objetivo foi o de registrar contribuições relevantes para a constituição de um Método de Ensino que integra a teoria à prática no contexto de sala de aula, como espaço de construção de múltiplos saberes. O método proposto originou-se do Seminário, acrescido de outras estratégias de Ensino enriquecedoras para a dinâmica da Aprendizagem. Trata-se de uma Pesquisa-Ação, envolvendo seis turmas nos anos de 2002 a 2004, que levantou reflexões acerca do processo de Ensino-Aprendizagem e a proposição de um novo esquema em função da experiência vivenciada. Dos vários resultados dessa experiência pode-se destacar: a maior interação entre os alunos, maior segurança frente às atividades e o aprendizado da atividade de pesquisa durante a busca por conteúdos teóricos e práticos.

Biografia do Autor

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Psicologia - FFCLRP-USP (1978), e em Licenciatura em Psicologia - FFCLRP-USP (1978), Mestre em Educação Brasileira Contemporânea pela Universidade de Ribeirão Preto (1993) e Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da UPM. Linha de Pesquisa na área de Gestão Humana e Social, com foco no Empreendedor integrando liderança, cultura, inovação e pessoas. Participa de Congressos Nacionais e Internacionais e é avaliadora de artigos de Congressos e Periódicos. É coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial da UPM. Avaliadora de Cursos de Graduação e Avaliadora Institucional capacitada pelo BASis - Banco de Avaliadores do Sinaes.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Alexandre Nabil Ghobril, UPM - São Paulo - SP

Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1993), especialização pela University of Michigan - Ann Arbor - USA (1990) e doutorado pela .Universidade Presbiteriana Mackenzie(2007). É professor do Centro de Ciencias Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando como pesquisador e consultor nos seguintes temas: empreendedorismo, estratégia empresarial, ensino e pesquisa em administração, incubadoras de empresas. Tem experiência em coordenação de cursos de graduação, núcleo de pesquisa e projetos ligados à área educacional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Diogenes de Souza Bido, UPM - São Paulo - SP

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz das Faculdades Oswaldo Cruz (1991), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de SP . Tem experiência na área de Administração, em particular: gestão da qualidade, gestão da cadeia de suprimentos, ensino superior, Aprendizagem organizacional, metodologia de pesquisa e modelagem em equações estruturais (SEM). Atualmente é professor PPI na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor horista na FAC-FITO. É pesquisador do Núcleo de pesquisa e formação em Administração (NUPES) com os seguintes temas de pesquisa: Aspectos metodológicos da pesquisa em administração, Competências individuais e gerenciais, Aprendizagem individual e nas organizações e Medidas em Aprendizagem Organizacional.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2007-05-12

Como Citar

Nassif, V. M. J., Ghobril, A. N., & Bido, D. de S. (2007). É possível integrar a teoria à prática no contexto de sala de aula? Uma resposta através do método seminário revisado através da pesquisa-ação em um curso de administração. Revista De Ciências Da Administração, 9(18), 11–34. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos