É possível integrar a teoria à prática no contexto de sala de aula? Uma resposta através do método seminário revisado através da pesquisa-ação em um curso de administração

Vânia Maria Jorge Nassif, Alexandre Nabil Ghobril, Diogenes de Souza Bido

Resumo


Integrar a teoria à prática na sala de aula é sempre um desafio. Este artigo propõe relatar uma experiência realizada em um curso de Administração de Empresas. O objetivo foi o de registrar contribuições relevantes para a constituição de um Método de Ensino que integra a teoria à prática no contexto de sala de aula, como espaço de construção de múltiplos saberes. O método proposto originou-se do Seminário, acrescido de outras estratégias de Ensino enriquecedoras para a dinâmica da Aprendizagem. Trata-se de uma Pesquisa-Ação, envolvendo seis turmas nos anos de 2002 a 2004, que levantou reflexões acerca do processo de Ensino-Aprendizagem e a proposição de um novo esquema em função da experiência vivenciada. Dos vários resultados dessa experiência pode-se destacar: a maior interação entre os alunos, maior segurança frente às atividades e o aprendizado da atividade de pesquisa durante a busca por conteúdos teóricos e práticos.

Palavras-chave


Método de ensino; Administração de empresas; Pesquisa-ação; Teaching method; Business administration; Action-research

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.