Metodologia para análise e ampliação da competitividade empresarial

Autores

  • Jose Celso Contador UNINOVE - São Paulo - SP
  • Carlos Alberto Contador UNICAMP - Campinas - SP
  • Marcius Fabius Henriques de Carvalho UNICAMP - Campinas - SP
  • José Luiz Contador Faculdades Campo Limpo Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo apresenta uma nova metodologia para analisar e explicar a competitividade de um conjunto de empresas e para aumentar a competitividade de uma empresa. Essa metodologia, baseada no modelo de campos e armas da competição, separa a estratégia competitiva de negócio da estratégia competitiva operacional. A primeira é constituída por alguns dos 15 campos da competição, e a segunda, pelas armas da competição. A metodologia utiliza variáveis matemáticas para explicar a competitividade empresarial. A análise da influência das estratégias é feita pelo teste estatístico não-paramétrico de Wilcoxon-Mann-Whitney, teste correlação de Pearson. A metodologia foi aplicada às empresas do pólo têxtil de Americana, donde inúmeras conclusões foram extraídas, entre elas: não é a estratégia de negócio que explica a competitividade empresarial, mas sim as operacionais; para ampliar sua competitividade, a empresa deve aumentar seu foco nas armas que são relevantes para os campos onde decidiu competir.

Biografia do Autor

Jose Celso Contador, UNINOVE - São Paulo - SP

Engenheiro (1964) e Doutor em Engenharia (1973) pela USP, Professor Livre-Docente da UNESP (1993), é professor universitário há 40 anos, atuando no campo da Engenharia de Produção e da Administração. Atualmente, dedica-se à docência e pesquisa no Programa de Mestrado em Administração do Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE. Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre Campos e Armas da Competição, tema inserido na Teoria da Competitividade Empresarial.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Carlos Alberto Contador, UNICAMP - Campinas - SP

contador@widesoft.com.br

Marcius Fabius Henriques de Carvalho, UNICAMP - Campinas - SP

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela UFJF (1974), mestrado em pela UFRJ (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (1986). Tendo sempre como tema principal de pesquisa o desenvolvimento de métodos para análise e melhoria dos sistemas produtivos. Inicialmente com o desenvovlimento de algoritmos eficientes para otimização de reservatorios do sistema hidreletrico brasileiro e a seguir, após ter ingressado no Centro Tecnologico para Informática, voltou-se para estudo de metodologias aplicáveis aos sistemas de manufatura. Desenvolveu para tanto um simulador, o ASIM, ambiente para simulação. Tem hoje como principais áreas de interesse: cadeia de suprimento, planejamento da producao, gestao de empresas, fluxo em redes para planejamento da manufatura e logística.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

José Luiz Contador, Faculdades Campo Limpo Paulista

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UNESP (1974), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA (1982), doutorado em Ciências pelo ITA (1988) e Livre-docência em Organização Industrial pela UNESP (1999). Atua na área de Engenharia de Produção, principalmente em gestão da produção. Professor aposentado da Faculdade de Engenharia da UNESP.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-01-07

Como Citar

Contador, J. C., Contador, C. A., Carvalho, M. F. H. de, & Contador, J. L. (2006). Metodologia para análise e ampliação da competitividade empresarial. Revista De Ciências Da Administração, 8(15), 88–113. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos