Metodologia para análise e ampliação da competitividade empresarial
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
O artigo apresenta uma nova metodologia para analisar e explicar a competitividade de um conjunto de empresas e para aumentar a competitividade de uma empresa. Essa metodologia, baseada no modelo de campos e armas da competição, separa a estratégia competitiva de negócio da estratégia competitiva operacional. A primeira é constituída por alguns dos 15 campos da competição, e a segunda, pelas armas da competição. A metodologia utiliza variáveis matemáticas para explicar a competitividade empresarial. A análise da influência das estratégias é feita pelo teste estatístico não-paramétrico de Wilcoxon-Mann-Whitney, teste correlação de Pearson. A metodologia foi aplicada às empresas do pólo têxtil de Americana, donde inúmeras conclusões foram extraídas, entre elas: não é a estratégia de negócio que explica a competitividade empresarial, mas sim as operacionais; para ampliar sua competitividade, a empresa deve aumentar seu foco nas armas que são relevantes para os campos onde decidiu competir.Descargas
Publicado
2006-01-07
Cómo citar
Contador, J. C., Contador, C. A., Carvalho, M. F. H. de, & Contador, J. L. (2006). Metodologia para análise e ampliação da competitividade empresarial. Revista De Ciencias De La Administración, 8(15), 88–113. https://doi.org/10.5007/%x
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