Análise dos ambientes para integração entre sistemas de informação segundo especialistas

Jose Osvaldo de Sordi, Bernadete de Lourdes Marinho

Resumo


Os objetos de estudo da presente pesquisa foram: o ambiente de integração tecnológica (AIT) e o ambiente de gestão de processos (AGP). O primeiro, proporcionando a flexibilidade necessária à conexão entre softwares, gerando a fluência de dados requerida pelas modernas práticas de gestão colaborativa, e o segundo discernindo e desassociando os sistemas transacionais, que executam fluxos de trabalho, da lógica de gerenciamento dos processos. O objetivo da pesquisa foi analisar a maturidade tecnológica da infra-estrutura e das competências necessárias para o desenvolvimento destes dois ambientes nas organizações. Para isso, utilizou-se uma pesquisa exploratória, por meio do método Delphi para obtenção de consenso junto a nove especialistas, sendo cinco pesquisadores e quatro praticantes. Entre os principais pontos de consenso estão: a) a disponibilidade de um eficaz AIT deve preceder a implementação do AGP; e b) a implementação do AIT apresenta menor risco, considerando-se sua maior maturidade tecnológica em relação ao AGP.

Palavras-chave


Integração entre sistemas de informação; Ambiente para gestão de integração; Abordagem sistemática para integração; Integration between information systems; Environment for business process management

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.