Alianças estratégicas: uma análise bibliométrica da produção científica entre 1989 e 2008

Autores

  • Márcio Roberto Moran UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
  • Fernando Ferreira de Araujo Souza USP
  • João Maurício Gama Boaventura FIA
  • Bernadete de Lourdes Marinho USP
  • Adalberto Américo Fischmann USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p63

Resumo

Considera-se pertinente a organização de dados sobre a produção científica de um período, uma vez que tal movimento contribui para a continuidade das investigações e a evolução de determinada área do conhecimento. O propósito principal deste estudo, portanto, é analisar quantitativamente o que se produziu no campo das alianças estratégicas entre 1989 e 2008. Apoiando-se em técnicas bibliométricas e na pesquisa bibliográfica, foi possível encontrar 66 expressões que conduzem pesquisadores aos mais variados conteúdos sobre o tema em questão. Além disso, a partir de consultas às bases ISI Web of Knowledge e Scopus constituíram-se duas amostras, respectivamente, com 2.747 e 2.813 pesquisas publicadas, que permitiram a identificação dos autores, artigos e periódicos mais referenciados por estudiosos em todo o mundo. Este trabalho, então, torna-se um importante aliado no desenvolvimento de novas ideias, conceitos e perspectivas de abordagens sobre alianças estratégicas.

Biografia do Autor

Márcio Roberto Moran, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo e titulado Especialista pela Fundação Instituto de Administração (MBA Gestão Empresarial), atualmente é mestrando do curso de Administração da FEA-USP. Atua como consultor e ministra cursos e palestras nas áreas de Estratégia Empresarial, Novos Negócios e Análise de Mercado. Como sócio-diretor da OTB Participações e Investimentos é responsável por processos de abertura de capital de grandes e pequenos empreendimentos, além de liderar rodadas de negociações nacionais e internacionais. Na OTB Assessoria assume os papéis de gerente de projetos e pesquisador.

Fernando Ferreira de Araujo Souza, USP

Engenheiro de produção mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia e mestrando pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui cursos de extensão pelo MIT-Sloan School of Management em Business Dynamics e MIT Center for Real Estate. Possui experiência profissional nos grupos Promon e Unilever nas áreas de gerenciamento de projetos, análise de empresas e investimentos, pesquisa operacional e técnicas de simulação computacional. Atualmente exerce a função de pesquisador em nivel de mestrado no núcleo de Real Estate de Escola Politécnica da USP e secretário-executivo da Latin American Real Estate Society.

João Maurício Gama Boaventura, FIA

Graduado em Administração e em Ciências Contábeis pela FEA-USP. Mestre e Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e cursa o Pós-Doutorado em Administração na EAESP-FGV. Atualmente é Professor da FEA-USP e também atua como Professor na Fundação Instituto de Administração FIA, na Fundação Escola Comércio Álvares - FECAP e no Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista UNIP. Editor da Revista Brasileira em Gestão de Negócios RBGN e revisor da Revista de Administração - RAUSP, da Revista Gestão & Regionalidade, da Revista Angrad e da Revista Administração e Inovação - RAI. Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INEP. Desenvolve pesquisas na Área de Administração, com ênfase em Estratégia nos temas: Cenários, Estratégia, Rede de Negócios, Clusters e Stakeholders.

Bernadete de Lourdes Marinho, USP

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo e coordenadora de projetos da Fundação Instituto de Administração. Tem experiência na área de Administração publica e privada, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informação, tecnologia da informação, reestruturação organizacional e gestão por processos .

Adalberto Américo Fischmann, USP

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1968); doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1972); e pós-doutoramento na Manchester Business School - UK (1973-74). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, Chefe do Departamento de Administração da FEA/USP, Fulbright scholar-in-residence - Missouri Southern State University, bolsista do CNPq nível A na modalidade "Especialista Visitante", diretor da Fundação Instituto de Administração - FIA e Secretário Executivo da ANAMBA - Associação Nacional de MBA. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, planejamento estrategico, cenários, alianças estratégicas e competitividade internacional.

Downloads

Publicado

2010-09-03

Como Citar

Moran, M. R., Souza, F. F. de A., Boaventura, J. M. G., Marinho, B. de L., & Fischmann, A. A. (2010). Alianças estratégicas: uma análise bibliométrica da produção científica entre 1989 e 2008. Revista De Ciências Da Administração, 12(27), 63–85. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p63

Edição

Seção

Artigos