Reestruturação produtiva, movimento sindical e participação: um estudo sob a ótica das representações sociais

Autores

  • Maria Cecília Pereira FPAS - Belo Horizonte - MG
  • Tatiane Silva Tavares UFLA - Lavras - MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Relações de trabalho, Movimento sindical, Participação, Representações sociais, Job relations, Union movement, Social participation, Representations

Resumo

Objetiva-se analisar as percepções dos membros do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Mecânicas e Auto-elétricas, no sul de Minas Gerais. A finalidade é apreender visões consolidadas quanto ao processo de participação. Para alcançar o objetivo do trabalho, valeu-se da Teoria das Representações Sociais como postura epistemológica de estudo, e da análise qualitativa de entrevistas como método. O escopo do estudo inicia com uma análise contextual do trabalho na sociedade contemporânea, bem como do desenvolvimento do sindicalismo nesse contexto. Posteriormente, foram apresentadas algumas reflexões acerca do conceito de participação. As análises revelaram a ocorrência de duas categorias de representação: a) fatores de resistência à participação; e, b) fatores de impulso à participação. Acredita-se que este trabalho possa contribuir para pesquisas acerca do fenômeno da participação, principalmente no movimento sindical. Além disso, o trabalho pode auxiliar na compreensão dos membros sindicalistas e de outras instituições, a respeito de suas estratégias de ação.

Biografia do Autor

Maria Cecília Pereira, FPAS - Belo Horizonte - MG

Bacharel em Administração, mestrado e doutorado em Administração pela UFLA (2007). Professora Adjunta da FPAS. Pesquisadora UFLA/FAPEMIG: sentidos do desemprego industrial; UFMG/FAPEMIG: projeto estrada real.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Tatiane Silva Tavares, UFLA - Lavras - MG

Possui graduação em Administração pela UFLA (2003) e mestrado em Administração pela UFLA (2006). Atualmente é tutora do curso de Administração Modalidade Ensino à Distância (EAD) da UFMS e Professora da Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR). Atua em cursos de Pós-Graduação: Especialização (lato sensu) e MBA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais - Cultura, Mudança e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, estratégia, pequenas empresas, empresas familiares, cultura organizacional e ciclo de vida.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-01-07

Edição

Seção

Artigos