Fontes de informações do consumidor organizacional: as compras de medicamentos por hospitais

Autores

  • Paulo Fernando Burlamaqui PUC - Curitiba - PR
  • Roberto Godoy Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p163

Resumo

A fonte das buscas de informação realizadas pelo consumidor organizacional pode influir decisivamente no momento da escolha do fornecedor. A compreensão de como são processadas as buscas de informações realizadas nas compras se apresenta como questão estratégica por parte de profissionais de marketing no reconhecimento das necessidades dos consumidores organizacionais. O presente estudo analisa como é efetuada a busca das fontes de informações na compra de medicamentos observando o comportamento deste consumidor, através de uma survey aplicada aos compradores dos hospitais gaúchos. O estudo desenvolvido identificou a forte utilização das fontes de informações (fontes comerciais, fontes de mídia, fontes pessoais e fontes experimentais); onde observou-se que a principal influência são as fontes comerciais. A conclusão do estudo indica também que, por sua vez, o comprador pode compreender como a sua organização (hospital) se comporta diante destas variáveis.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Burlamaqui, PUC - Curitiba - PR

Ph.D. e M.S. (Agribusiness) pela Iowa State University, USA. M.B.A. (Master in Business Administration - Marketing) pela Southern Illinois University, USA. Especialista em Marketing, Vendas e Gestão Empresarial . Ex-Diretor de Marketing e Vendas da Merck, Sharp & Dohme (Farmacêutica e Veterinária) e Diretor Comercial da Adubos Trevo S.A.; foi Diretor Superintendente da PLUMBUM Mineração e Metalurgia e Diretor Superintendente da Adubos TREVO; foi, também Presidente da Granilux - Stonelux S.A. (granitos, URUGUAI) e da Luxor Mineração (chumbo e zinco, BOLÍVIA); atuou como Vice-Presidente do GRUPO TREVO E TREVISA. Atuou, ainda, como Gerente de Produtos, Gerente de Comunicações e Gerente de Pesquisa de Mercado da Monsanto Company (produtos químicos). Desenvolve consultoria e treinamento nas áreas de Planejamento Estratégico, Planejamento de Marketing, Marketing Estratégico e Vendas. Foi Professor Titular (aposentado) da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia - FACE, dos cursos de especialização em Marketing e Comércio Exterior e do MAN - Mestrado em Administração e Negócios, PUCRS. Leciona (ou lecionou) como professor visitante na UCS (Caxias do Sul, Veranópolis, Nova Prata), UNIJUÍ, URI, FASC (Criciuma), FGV, FEEVALE, UNISINOS, UCUDAL - Uruguai e outras. Atuou como consultor na ZF (auto-peças, alemã, SP), Kepler-Weber, atacado Redentor-POA, cerâmica DeLucca (Criciuma), UNIMED, Lojas COLOMBO, e outros. É membro da Phi Kappa Phi Society - USA, Fulbright Fellow, USA, Top de Marketing - Agribusiness, 1994 e Who´s Who in the World, 1997. Publicou apresentou 16 trabalhos em congressos / periódicos (EnANPAD, BALAS, CLADEA, SLADE, ANÁLISE, IBEROAMERICAN, etc. Foi editor / diretor da revista ANÁLISE. Já orientou 18 dissertações aprovadas de mestrado em Marketing e Estratégia. Trabalhou, por mais de dez anos, na matriz sul-americana da Monsanto e da MSA-Merck, Sharp & Dohme em São Paulo, SP. Viveu e trabalhou oito anos nos USA, onde atuou por quatro anos na sede mundial da Monsanto Company, em St. Louis, Missouri. Conhece todo o Brasil à trabalho. Viajou, também à trabalho, para mais de 70 países.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Roberto Godoy, Universidade Potiguar

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1974), mestrado em Sociologia (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente é professor titular do Curso de Mestrado em Administração da Universidade Potiguar-RN. Tem experiência na área de Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competência, gestão do conhecimento, organizações de aprendizagem, comportamento organizacional (cultura e clima), gestão estratégica de pessoas, relações de trabalho e responsabilidade social. É professora de cursos de Pós-graduação - Especialização da UFC/Cetrede/FIEC, UECE, UNIFOR, dentre outras. Presta consultoria a várias empresas e entidades de classe. Autora dos livros:Educação, Competências e Desempenho - chaves humanas para a auto-sustentabilidade ornanizacional (2004) ; e Gestão de Competências, Gestão do Conhecimento e Organizações de Aprendizagem - instrumentos de apropriação pelo capital do saber do trabalhador (2005) e Práticas de Pesquisas em Gestão de Pessoas(2007).

Downloads

Publicado

2008-07-08

Como Citar

Burlamaqui, P. F., & Godoy, R. (2008). Fontes de informações do consumidor organizacional: as compras de medicamentos por hospitais. Revista De Ciências Da Administração, 163–181. https://doi.org/10.5007/2175-8069.2008v10n20p163

Edição

Seção

Artigos