Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar

Autores

  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros
  • Alirio Severo Nogueira Junior
  • Rodrigo Miranda

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n24p195

Resumo

Este estudo trata do Corporate Entrepreneurship, expressão que se refere às empresas capazes de estimular a iniciativa de seus funcionários, de forma que eles proponham novas ideias, novos negócios ou serviços e novos processos. A cultura organizacional, definida pelo caráter coletivo e pelos elementos que a constituem, é um fenômeno sujeito a influências sócio-culturais e históricas, o que implica considerar a existência de um componente nacional. Este trabalho analisou a Cultura Comercial do Grupo Algar à luz do conceito de Corporate Entrepreneurship, com o objetivo de identificar a presença das dimensões da cultura nacional. Utilizou-se da pesquisa documental, com a análise de documentos, impressos e eletrônicos, publicados com a finalidade de disseminar o conceito de Cultura Comercial. Os resultados apontam para uma convergência entre os conceitos de Cultura Comercial e Cultura Empreendedora; entretanto, isso não ocorre no que diz respeito às dimensões da cultura nacional.

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Publicado

2009-12-08

Como Citar

Medeiros, C. R. de O., Nogueira Junior, A. S., & Miranda, R. (2009). Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar. Revista De Ciências Da Administração, 11(24), 195–220. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n24p195

Edição

Seção

Artigos