Corporate Entrepreneurship: a presença das dimensões da cultura nacional na cultura comercial do Grupo Algar

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Alirio Severo Nogueira Junior, Rodrigo Miranda

Resumo


Este estudo trata do Corporate Entrepreneurship, expressão que se refere às empresas capazes de estimular a iniciativa de seus funcionários, de forma que eles proponham novas ideias, novos negócios ou serviços e novos processos. A cultura organizacional, definida pelo caráter coletivo e pelos elementos que a constituem, é um fenômeno sujeito a influências sócio-culturais e históricas, o que implica considerar a existência de um componente nacional. Este trabalho analisou a Cultura Comercial do Grupo Algar à luz do conceito de Corporate Entrepreneurship, com o objetivo de identificar a presença das dimensões da cultura nacional. Utilizou-se da pesquisa documental, com a análise de documentos, impressos e eletrônicos, publicados com a finalidade de disseminar o conceito de Cultura Comercial. Os resultados apontam para uma convergência entre os conceitos de Cultura Comercial e Cultura Empreendedora; entretanto, isso não ocorre no que diz respeito às dimensões da cultura nacional.


Palavras-chave


Cultura organizacional. Intraempreendedorismo. Inovação.

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n24p195

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

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