Prática e Conteúdo Estratégico em Redes de Empresas: estudo no APL de metais sanitários de Loanda/PR.

Autores

  • Julio Ernesto Colla
  • Sergio Bulgacov

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2009v11n24p41

Palavras-chave:

Prática Estratégica. Conteúdo Estratégico. Redes de Empresas.

Resumo

O presente artigo busca descrever as principais práticas estratégicas existentes na rede constituída pelas empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) de Metais Sanitários de Loanda, Paraná. O referencial teórico trata da estratégia como prática e conteúdo estratégico em rede de empresas. Foram adotadas duas metodologias independentes e complementares: primeiramente, uma fase exploratória e qualitativa decorrente da estrutura teórica para o delineamento das categorias de análise; em seguida, a pesquisa do tipo levantamento para a aplicação do estudo à população constituída pelas empresas integrantes do Arranjo Produtivo Local. Os procedimentos metodológicos, portanto, foram múltiplos e de natureza descritiva e explicativa. Os principais encontros indicam que os dirigentes das empresas estudadas adotam um processo de estratégia informal e simplificado, havendo grande transferência das práticas estratégicas entre os gestores e com a adoção de três posturas distintas: a) comportamento recatado; b) os que tendem a se reunir com pessoas do ramo; e c) os que conversam com pessoas de fora do ramo de metais sanitários.

Downloads

Publicado

2009-12-08

Edição

Seção

Artigos