Fatores motivadores do empreendedorismo e as decisões estratégicas de pequenas empresas

Autores

  • Siomara Elias Vicenzi UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Sergio Bulgacov FGV - EAESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p208

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Estratégia

Resumo

O propósito deste trabalho é compreender os fatores motivadores que influenciaram ações empreendedoras estratégicas de pequenos empresários de uma região fronteiriça do sul do Brasil. A pesquisa é descritiva, de natureza quantitativa, do tipo levantamento e realizada por meio de investigação de campo em 100 atividades empreendedoras, de pequeno porte, da região sul do Brasil. Os resultados demonstram as características pessoais dos empreendedores que mais se destacaram; os fatores motivadores nas decisões de produtos, serviços e mercados; os fatores motivadores na decisão em abrir um negócio; os fatores motivadores na decisão de mudança no negócio, bem como as prováveis relações entre fatores motivadores e as mudanças de produtos e mercados. Os fatores que mais contribuíram na decisão, desde a escolha inicial de seus negócios até as modificações de produtos e mercados foram: conhecimento teórico; conhecimento do setor; experiências dos empreendedores; avanços da tecnologia; e a dinâmica do mercado em termos econômicos e sociais.

Biografia do Autor

Siomara Elias Vicenzi, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná.

Sergio Bulgacov, FGV - EAESP

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor da FGV - EAESP.

Downloads

Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

Artigos