Fatores motivadores do empreendedorismo e as decisões estratégicas de pequenas empresas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p208Abstract
O propósito deste trabalho é compreender os fatores motivadores que influenciaram ações empreendedoras estratégicas de pequenos empresários de uma região fronteiriça do sul do Brasil. A pesquisa é descritiva, de natureza quantitativa, do tipo levantamento e realizada por meio de investigação de campo em 100 atividades empreendedoras, de pequeno porte, da região sul do Brasil. Os resultados demonstram as características pessoais dos empreendedores que mais se destacaram; os fatores motivadores nas decisões de produtos, serviços e mercados; os fatores motivadores na decisão em abrir um negócio; os fatores motivadores na decisão de mudança no negócio, bem como as prováveis relações entre fatores motivadores e as mudanças de produtos e mercados. Os fatores que mais contribuíram na decisão, desde a escolha inicial de seus negócios até as modificações de produtos e mercados foram: conhecimento teórico; conhecimento do setor; experiências dos empreendedores; avanços da tecnologia; e a dinâmica do mercado em termos econômicos e sociais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author transfers all copyright of the article to Revista Ciências da Administração, with any reproduction, total or partial, in any means of publication, printed or electronic, being prohibited, without the prior and necessary authorization being requested and, if obtained, will include the competent registration and thanks to the Magazine.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.