Poder e liderança: as contribuições de Maquiavel, Gramsci, Hayek e Foucault

Autores

  • Maria Cristina Sanches Amorim Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Helena Martins Perez ESPM

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n26p221

Palavras-chave:

Comportamento organizacional, Liderança, Poder

Resumo

Liderança é um campo amplo no universo do comportamento organizacional. Os conceitos são problemáticos, no sentido da delimitação do objeto de estudo, ainda controversa. A maior parte da literatura origina-se na psicologia social, enquanto que a teoria política é pouco explorada na construção dos conceitos. Contribuições dos autores oriundos da psicologia social, quando “traduzidas” para o grande público disseminaram o surgimento de estereótipos e fórmulas, marcados pelo viés do chamado politicamente correto e pela despolitização do tema. Objetivo: mostrar que a ciência política pode ampliar o debate, propondo o estudo das relações entre poder e liderança nas organizações. Metodologia: revisão bibliográfica multidisciplinar, compatível com o ensaio teórico. Conclusões: a ciência política permite definir liderança como exercício de poder nas organizações, contornando o problema conceitual do tema; poder não tem conotação negativa ou positiva, tais juízos respeitam as formas e objetivos do poder; exercer o poder é uma contingência da liderança.

Biografia do Autor

Maria Cristina Sanches Amorim, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduada em economia pela Universidade de São Paulo (1984), mestre em economia (1990) e doutora em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no departamento de economia e no programa de pós-graduação em administração. Coordena o grupo de pesquisa em "Regulação Econômica e Estratégias empresariais", os projetos em andamento estudam os saúde, resseguros, bancos comerciais, instituições de ensino superior, bens de capital. Para acesso aos artigos, veja www.cristinaamorim.com.br

Regina Helena Martins Perez, ESPM

Doutora em Ciência Sociais pela PUC/SP. Psicóloga. Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM

Downloads

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos