A construção de estratégias: um estudo de caso no setor avícola

Autores

  • Ricardo César Alves UFLA
  • Humberto Elias Garcia Lopes PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p118

Resumo

Este artigo tem como campo de estudo o processo de formulação de estratégias em uma empresa do setor avícola do Estado de Minas Gerais. O objetivo foi verificar se tal empresa construía suas estratégias de forma deliberada – apoiandose na concepção clássica de estratégia - ou de forma emergente, como resposta às movimentações do ambiente. Metodologicamente, o trabalho foi de caráter qualitativo, com objetivo descritivo e apoiado em um estudo de caso, no qual oito gestores da empresa Alfa foram entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. A análise do conteúdo das entrevistas mostra que a empresa Alfa, ainda tem como padrão formular estratégias como repostas ao ambiente, apesar de se esforçar para implementar processos deliberados de construção. Os planos e processos racionais de construção de estratégias, apesar de serem considerados de grande importância pelos entrevistados, não se mostraram presentes no cotidiano da empresa. Os resultados desta pesquisa são relevantes para a área de Administração devido a dois aspectos: o primeiro deles é indicar que a estratégia – no caso da empresa pesquisada - é formulada principalmente com base em reações ao ambiente e não como fruto de um processo racional de análise e definição; o segundo é indicar que os gestores conhecem a importância desses processos mais racionais de elaboração de estratégias, mas que fatores diversos impedem que eles sejam aplicados na prática.

Biografia do Autor

Ricardo César Alves, UFLA

Doutorando em Administração, possui Graduação em Administração de Empresas (1997), Especialização em Gestão Estratégica de Marketing (1999) e Mestrado em Administração - Estratégias Organizacionais - (2006). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: mercadologia, satisfação e comportamento do consumidor, construção e desenvolvimento de estratégias, redes organizacionais e administração de pequenas e médias empresas.

Humberto Elias Garcia Lopes, PUC Minas

Humberto Elias Garcia Lopes é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC Minas, no qual ministra aulas para os cursos de Doutorado e Mestrado. Obteve o título de Doutor em Administração na UFMG em 2001, instituição em que fez Mestrado e Graduação na mesma área. É especialista em Educação a Distância pela PUC Minas, sendo professor de disciplinas dos cursos de graduação da PUC Minas Virtual. Suas áreas preferenciais de atuação são: relações de competição e colaboração em redes organizacionais, teoria da estratégia, processos de formulação e implantação de estratégias, métodos quantitativos em estratégia. É membro de The Econometric Society, a principal instituição mundial de pesquisa científica sobre métodos quantitativos aplicados às ciências sociais.

Downloads

Publicado

2010-01-01

Como Citar

Alves, R. C., & Lopes, H. E. G. (2010). A construção de estratégias: um estudo de caso no setor avícola. Revista De Ciências Da Administração, 12(27), 118–142. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p118

Edição

Seção

Artigos