Uma análise do desenvolvimento dos estudos de estratégia no ramo imobiliário a partir das influências mais recentes dos stakeholders

Autores

  • Ernesto Michelangelo Giglio UNIP
  • Arnaldo Luiz Ryngelblum UNIP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p86

Resumo

O negócio imobiliário é o segundo em importância econômica e social no Brasil, mas não figura como tema relevante de pesquisa acadêmica. Assim, o objetivo do trabalho é avaliar a evolução dos estudos de estratégia no negócio, considerando que existem exemplos de desenvolvimentos empíricos cujas características podem propiciar contribuições teóricas em estratégia. Com base na teoria dos stakeholders foi realizado um trabalho de construção de oito categorias que estruturam o negócio. Em seguida, utilizando uma metodologia de análise de conteúdo, foram analisados 48 artigos apresentados nos congressos EnAnpad nos últimos 13 anos. Os resultados apontam uma tendência de foco nos processos operacionais, deixando de considerar a complexidade da cadeia do negócio, as relações entre os atores e as mudanças do campo organizacional. As contribuições a partir dos resultados consistem em identificar inovações e mudanças de stakeholders desse campo organizacional e sua influência sobre as empresas da rede de negócios do ra  mo imobiliário, o que leva à proposta de um ponto de partida de desenvolvimento de estratégias e um leque de pesquisas para o tema imobiliário.

Biografia do Autor

Ernesto Michelangelo Giglio, UNIP

Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2002). Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP, onde desenvolve cursos e pesquisas sobre Redes de Negócios e Estratégias de Marketing. Atualmente realiza pesquisas acadêmicas sobre redes de turismo, mercado solidário, mercado imobiliário e redes de implantação de políticas públicas ambientais, investigando as relaçôes entre os atores dessas redes.

Arnaldo Luiz Ryngelblum, UNIP

possui doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2000), mestrado em Sciences de La Gestion - Ecole des Hautes Etudes Commerciales - Montreal (1994), graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1977) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974). Atualmente é professor titular do Mestrado em Administração da Universidade Paulista e professor adjunto da Faculdade Senac de Ciências Exatas e Tecnologia. Tem experiência profissional em Gestão Estratégica e Marketing. Na área acadêmica especializa-se em Administração, com ênfase em Teorias das Organizações e Estratégia, atuando mais recentemente com os seguintes temas: relacionamento público-privado, estratégias empresariais, políticas públicas, pirataria, flexibilização, terceirização e parcerias.

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Publicado

2010-01-01

Como Citar

Giglio, E. M., & Ryngelblum, A. L. (2010). Uma análise do desenvolvimento dos estudos de estratégia no ramo imobiliário a partir das influências mais recentes dos stakeholders. Revista De Ciências Da Administração, 12(27), 86–117. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n27p86

Edição

Seção

Artigos