O ensino em administração: análise à luz da abordagem das competências
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2010v12n28p198Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a inserção da noção de competências no ensino superior em nível de graduação, tendo sido escolhido o curso de Administração como objeto de análise. Trata-se de pesquisa qualitativa e descritiva,baseada em estudo de caso e dividida em três fases. Em todas as fases foram realizadas entrevistas semiestruturadas, totalizando cinco pessoas entrevistadas entre coordenador de curso, coordenador pedagógico e consultor. Os dados foram tratados conforme o método de análise de conteúdo, tendo sido previamente estabelecidas as categorias de análise. Os resultados apontam para uma possível ausência de clareza quanto ao significado de competências e habilidades; falta de articulação entre as habilidades que se propõe desenvolver no aluno e a intençãoexplicitada de formação; centralização do conhecimento no professor; foco na transmissão de conhecimento em detrimento da formação de competências; dificuldades para a operacionalização do modelo de formação baseado em competências. Pode-se concluir que, a despeito da identificação de habilidades a serem reveladas pelos alunos ao final do curso, não havia uma norma de competência que subsidiasse o processo de formação. Havia indícios, de um lado, da presença de alguns dos elementos da Pedagogia das Competências no curso pesquisado; de outro, isso não significava que houvesse uma orientação sistematizada e articulada, de forma global, entre todos os elementos que compunham o processo de ensino-aprendizagem.
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