A contribuição de Thomas Kuhn para a produção científica em administração

Autores

  • Silvana Anita Walter Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Daniela Torres da Rocha Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p11

Resumo

Este estudo objetiva analisar como os conceitos desenvolvidos por Kuhn, na obra A estrutura das revoluções científicas, têm e podem contribuir com os estudos da área de administração. Outro objetivo consiste em verificar se a área de administração emprega o termo paradigma conforme o sentido atribuído por Kuhn. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica nos estudos do EnANPAD, de 1997 a 2007. Observou-se, nos 66 estudos encontrados com citações de Kuhn (1962), que as áreas do EnANPAD que possuem mais artigos citando o autor são a de ensino e pesquisa e a de estudos organizacionais. Constatou-se que a maioria dos estudos revisados emprega o termo paradigma conforme o sentido atribuído por Kuhn (1962), e que os conceitos mais citados são: revolução científica, paradigma, fase pré-paradigmática e ciência normal. Identificou-se como tais conceitos estão contribuindo com a administração, principalmente no que se refere ao entendimento de características dessa área de estudo.

Biografia do Autor

Silvana Anita Walter, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Administração pela Universidade Regional do Paraná. Bacharel e Especialista em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau.

Daniela Torres da Rocha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

Walter, S. A., & Rocha, D. T. da. (2011). A contribuição de Thomas Kuhn para a produção científica em administração. Revista De Ciências Da Administração, 13(30), 11–38. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p11

Edição

Seção

Artigos