A confiança do usuário na administração de dados da Dataprev
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p198Resumo
A qualidade da informação tem despertado interesse crescente dos estudiosos da área de negócios, por se tratar de uma peça fundamental na tomada de decisão em todos os níveis da gestão corporativa. Recomenda-se, portanto, em pensar no seu conceito não como um meio, da forma como é geralmente concebida, mas sim como um produto. Neste estudo, enfatiza-se a necessidade dos gestores por indicadores que possibilitem avaliar a maneira pela qual a informação é percebida em função de seu uso, seu valor e sua confiabilidade. Desse modo, o objetivo deste estudo é verificar se a confiança do usuário interno é influenciada pela qualidade e pelo valor percebido da informação prestada pela área de Administração de Dados. A pesquisa tipo survey foi realizada na Dataprev, empresa pública de tecnologia da informação a serviço da previdência social. A amostra não aleatória foi constituída por 108 respondentes, cujos dados foram coletados por meio de um questionário estruturado contendo 14 questões medidas por uma escala Likert com cinco pontos, os quais foram tratados com uma Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Constatou-se que o construto Qualidade da Informação é um antecedente significativo para o Valor Percebido, o qual atua como construto mediador para com a Confiança em relação à informação. Confirmou-se, ademais, a adequação da MEE às questões que envolvam relações causais entre variáveis latentes.
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