A confiança do usuário na administração de dados da Dataprev

Autores

  • Magali Granja Coutinho Universidade Federal Fluminense - UFF
  • José Roberto Ribas Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Paulo Roberto da Costa Vieira Universidade Estácio de Sá - UNESA

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p198

Resumo

A qualidade da informação tem despertado interesse crescente dos estudiosos da área de negócios, por se tratar de uma peça fundamental na tomada de decisão em todos os níveis da gestão corporativa. Recomenda-se, portanto, em pensar no seu conceito não como um meio, da forma como é geralmente concebida, mas sim como um produto. Neste estudo, enfatiza-se a necessidade dos gestores por indicadores que possibilitem avaliar a maneira pela qual a informação é percebida em função de seu uso, seu valor e sua confiabilidade. Desse modo, o objetivo deste estudo é verificar se a confiança do usuário interno é influenciada pela qualidade e pelo valor percebido da informação prestada pela área de Administração de Dados. A pesquisa tipo survey foi realizada na Dataprev, empresa pública de tecnologia da informação a serviço da previdência social. A amostra não aleatória foi constituída por 108 respondentes, cujos dados foram coletados por meio de um questionário estruturado contendo 14 questões medidas por uma escala Likert com cinco pontos, os quais foram tratados com uma Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Constatou-se que o construto Qualidade da Informação é um antecedente significativo para o Valor Percebido, o qual atua como construto mediador para com a Confiança em relação à informação. Confirmou-se, ademais, a adequação da MEE às questões que envolvam relações causais entre variáveis latentes.

Biografia do Autor

Magali Granja Coutinho, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Administradora de Dados Sênior da Dataprev.

José Roberto Ribas, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Professor Adjunto da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Paulo Roberto da Costa Vieira, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutor pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá - UNESA.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

Coutinho, M. G., Ribas, J. R., & Vieira, P. R. da C. (2011). A confiança do usuário na administração de dados da Dataprev. Revista De Ciências Da Administração, 13(30), 198–219. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p198

Edição

Seção

Artigos