Estratégias de crescimento e a governança de redes horizontais de empresas: o caso da maior rede cooperativa de varejo de alimentos na Alemanha

Autores

  • Douglas Wegner Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Antonio Domingos Padula Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p220

Palavras-chave:

Estratégias de crescimento. Redes interorganizacionais. Governança. Cooperação. Varejo.

Resumo

Diversas estratégias de crescimento podem ser adotadas por redes cooperativas do varejo, mas essas estratégias trazem consigo dilemas sobre como organizar redes com muitos participantes equais adaptações são necessárias no sistema de governança para que o crescimento seja viável.O artigo analisa como as estratégias de crescimento adotadas por uma rede horizontal de empresas estão relacionadas com seu sistema de governança. Neste trabalho analisa-se o caso da centenária rede Edeka, líder no varejo de alimentos na Alemanha, suas estratégias de crescimentoe implicações em termos de estrutura. O estudo de caso foi baseadoem dados secundários de diversas fontes e foca a rede – e não as empresas – como unidade de análise. Os resultados apontam que, para crescer, a rede modificou sua estrutura de governança e o processo de participação dos associados na tomada de decisões, criando uma estrutura hierárquica com uma gestão profissional.O artigo contribui para as discussões sobre governança cooperativa, demonstrando que os sistemas de governança são transitórios e adaptam-se às estratégias da rede.  Do ponto de vista gerencial, os resultados demonstram os efeitos das estratégias de crescimento adotados pelas redes de empresas, no que se refere ao papel de gestores de redes e empresários na gestão da rede.

Biografia do Autor

Douglas Wegner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor Adjunto do Mestrado Profissional em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Antonio Domingos Padula, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Administração de Empresas pela Université de Sciences Sociales de Grenoble. Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

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Publicado

2011-08-10

Edição

Seção

Artigos