Administração e políticas públicas em educação: uma revisão sistemática da produção do EnANPAD e EnAPG de 1997 a 2009

Autores

  • Mirna de Lima Medeiros Universidade de São Paulo - USP
  • Thiago Alves Universidade de São Paulo - USP
  • João Luiz Passador Universidade de São Paulo - USP
  • Cláudia Souza Passador Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n30p61

Palavras-chave:

Educação, Administração, Políticas Públicas, Revisão Sistemática.

Resumo

Diante do consenso sobre a importância da educação para o desenvolvimento econômico e social dos países, acredita-se que a administração das escolas e das organizações responsáveis pela gestão das redes de ensino é tema relevante para pesquisas em Administração. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é descrever a contribuição do EnANPAD e do EnAPG para a produção de conhecimento sobre administração e políticas públicas da educação básica.Para isso foi realizada uma revisão sistemática nos anais destes eventos referentes ao período de 1997 a 2009. Foram analisados 49 artigos por meio de protocolo que permitiu descrever: características dos trabalhos (distribuição temporal das publicações e as características das autorias); aspectos metodológicos (abordagem e tipologia das pesquisas do ponto de vista acadêmico/científico); e temas abordados. Percebeu-se que a produção está distribuída heterogêneamente no tempo; os autores são em sua maioria vinculados a instituições do Sudeste e Sul do Brasil; há um equilíbrio entre estudos exploratórios e descritivos; e há poucos estudos inferênciais. A abordagem qualitativa é predominante (55%), contudo, há número representativo de trabalhos quantitativos (35%). Quanto aos temas, verificou-se que 81,6% dos artigos se referem a quatro temas principais: desigualdade socioeconômica, financiamento da educação, qualidade do ensino e instrumentos de gestão.

Biografia do Autor

Mirna de Lima Medeiros, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Administração de Organizações pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo – USP.

Thiago Alves, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo e Gestor de Finanças e Controle do Estado de Goiás.

João Luiz Passador, Universidade de São Paulo - USP

Professor Doutor da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto e Coordenador do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da USP (GPublic)  – Universidade de São Paulo.

Cláudia Souza Passador, Universidade de São Paulo - USP

Professora Doutora da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto e Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas da USP (GPublic) – Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-08-10

Edição

Seção

Artigos