Análise da relação entre investimentos socioambientais e a inclusão de empresas no Índice de Sustentabilidade Empresarial - (ISE) da BM&FBovespa

Márcio André Veras Machado, Marcelo Álvaro da Silva Macedo, Márcia Reis Machado, José Ricardo Maia de Siqueira

Resumo


Este artigo objetiva verificar a relação entre investimentos socioambientais e a inclusão das empresas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBOVESPA, por meio da aplicação de regressão logística. Para tanto, foram analisadas informações relativas aos investimentos ambientais e sociais internos e externos, retirados dos balanços sociais das empresas sob análise. A amostra foi formada por empresas elegíveis para compor a carteira ISE, no período de dezembro de 2009 a dezembro de 2010. De acordo com os resultados obtidos, pode-se concluir que existe relação entre os investimentos socioambientais e o ingresso das empresas na carteira ISE da BM&FBOVESPA. Isso demonstrou que os investimentos das empresas realizados e evidenciados em questões socioambientais são entendidos como indício de comprometimento real com a responsabilidade social e sustentabilidade e não simplesmente uma forma de prestação de contas dos recursos aplicados. Quanto às variáveis utilizadas, investimentos sociais internos (II), externos (IE) e ambientais (IA), observou-se que IE é a melhor proxy para explicar essa relação, ou seja, os resultados sugerem que empresas que investem recursos em prol da comunidade, seja voluntariamente ou por meio dos tributos, o que é ou pelo menos deveria ser um recurso aplicado na sociedade, tem mais chances de entrar na composição da carteira ISE.


Palavras-chave


Investimentos Socioambientais; Índice de Sustentabilidade Empresarial; Regressão Logística

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2012v14n32p141

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.