Análise do comportamento decisório: um estudo junto a acadêmicos de administração

Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Rovigati Danilo Alyrio, Rui Otávio Bernardes de Andrade

Resumo


Desde os primeiros estudos de Simon (1957), que o comportamento decisório tem merecido destaque na literatura e nas preocupações gerenciais. É fato inegável que as pessoas utilizam uma capacidade de raciocínio limitada, se comparada com a necessidade de decidir-se questões complexas de maneira racional e estruturada. Além disso, o ser humano para solucionar sua incapacidade de lidar com problemas complexos, utiliza-se de mecanismos para simplificá-los, através do uso de heurísticas, que por vezes levam a comportamentos decisórios enviesados. Neste sentido este trabalho procura mostrar como os profissionais de cursos de administração no Brasil são afetados pelas heurísticas e vieses de decisão. Para alcançar este objetivo 121 acadêmicos em administração responderam um questionário com três perguntas onde os mesmos eram convidados a tomar uma decisão ou emitir uma opinião a cerca dos aspectos abordados em cada uma das questões.

Palavras-chave


Comportamento decisório; Heurísticas de julgamento; Vieses de decisão; Racionalidade limitada; Modelos descritivos da Teoria de Decisão; Decision behavior; Heuristics of judgment; Biases of decision; Limited Rationality; Decision Theory descriptive mo

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.