A Gestão Ambiental Como Fonte de Vantagem Competitiva Sustentável: Contribuições da Visão Baseada em Recursos e da Teoria Institucional

Autores

  • Patrick Michel Finazzi Santos Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.
  • Rafael Barreiros Porto Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p152

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Vantagem Competitiva Sustentável, Visão Baseada em Recursos, Teoria Institucional

Resumo

Este artigo de natureza teórica almeja discutir o papel da gestão ambiental na geração de vantagem competitiva a uma firma. Seu objetivo é verificar em que condições a gestão ambiental pode contribuir com a vantagem competitiva sustentável, segundo os arcabouços teóricos da Visão Baseada em Recursos (VBR) e da Teoria Institucional (TI). Para tal, fundamentado no trabalho de Hart (1995), foram sugeridas três estratégias ambientais (Produtividade dos Recursos, Negócios Sustentáveis e Reputação Corporativa) por meio das quais se deu o diálogo entre a gestão ambiental, a VBR e a TI. Verificou-se, por intermédio de sete proposições de pesquisas, que a VBR e a TI fornecem referências complementares para entender a relação entre gestão ambiental e vantagem competitiva. A vantagem competitiva, nos termos da VBR, é movida pela capacidade de a empresa em desenvolver e acumular recursos ecológicos valiosos, raros, imperfeitamente imitáveis, insubstituíveis e não-comercializáveis capazes de causar heterogeneidade em relação aos seus concorrentes. A TI evidenciou que as empresas possuem percepções distintas acerca das pressões sociais de natureza ecológicas, porém, reações em direção ao isomorfismo tendem a reduzir o potencial de geração de vantagem competitiva das estratégias ambientais.

Biografia do Autor

Patrick Michel Finazzi Santos, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

Bacharel em Administração de Empresa pela Universidade de Brasília, Especialista em Negócios Financeiros pela Universidade de Brasília e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília.

Rafael Barreiros Porto, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

Bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Especialista em Estratégia Empresarial pela Fundação Getulio Vargas, Mestre em Psicologia Social e do Trabalho e Doutor em Ciência do Comportamento pela Universidade de Brasília, é Professor Adjunto e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

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Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

Artigos