O Solo Epistemológico de Michel Foucault: Possibilidades de Pesquisa no Campo da Administração

Autores

  • Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa UFPE
  • José Roberto Ferreira Guerra UFPE
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n35p168

Resumo

Tendo em vista a crise paradigmática contemporânea, colaboramos para a corrente de defensores da possibilidade crítica na construção teórico-empírica para o campo da Administração, debruçando-nos sobre o pensamento de um dos principais filósofos do conhecimento na contemporaneidade: Michel Foucault. Desta forma, este artigo tem por objetivo abordar o conceito de solo epistemológico de Michel Foucault como uma possibilidade para que uma nova ótica crítica seja aplicada à compreensão dos fenômenos no campo da Administração. Tendo em vista a compreensão do complexo legado de Foucault, iniciamos contextualizando a trajetória teórica do filósofo nos dois ciclos interligados de sua trajetória intelectual (arqueologia e genealogia), apoiados na noção de episteme, dispositivo e prática. Abordamos, desse modo, alguns conceitos-chave de sua produção teórica, estabelecendo suas relações. Concluímos o artigo apresentando possibilidades de aplicação do método para o campo da Administração, entendendo que sua compreensão poderá promover a produção de conhecimento crítico para a área.

Biografia do Autor

Flávia Zimmerle da Nóbrega Costa, UFPE

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE). Professora Assistente do Núcleo de Design da Universidade Federal de Pernambuco (CCA/UFPE). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo (Gitec).

José Roberto Ferreira Guerra, UFPE

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE). Professor Substituto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo (Gitec).

André Luiz Maranhão de Souza Leão, UFPE

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE) e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo (Gitec).

Downloads

Publicado

2013-04-03

Edição

Seção

Artigos