Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n36p211Resumo
Este artigo trata sobre a agressividade competitiva, definida como a propensão de uma organização em desafiar seus concorrentes para entrar no mercado ou melhorar sua posição. Tem como objetivo investigar as práticas de agressividade competitiva adotadas pelas empresas no contexto de setores industriais dinâmicos, a fim de cotejar seus construtos com a experiência relatada por executivos. Em particular, este estudo foca empresas do setor de software consideradas referências em empreendedorismo no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de caráter exploratório e qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade com dirigentes de 13 empresas de software e serviços. Os resultados retratam como a agressividade competitiva repercute nas empresas no que se refere à reação à concorrência, competição financeira, competição em negócios e marketing, apresentando práticas gerenciais que a evidenciam. O estudo conclui com a consolidação de um conjunto de práticas sobre a agressividade competitiva nas empresas pesquisadas.
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