Práticas de Agressividade Competitiva em Empresas do Setor de Software do Rio Grande do Sul: um estudo exploratório com executivos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n36p211Abstract
Este artigo trata sobre a agressividade competitiva, definida como a propensão de uma organização em desafiar seus concorrentes para entrar no mercado ou melhorar sua posição. Tem como objetivo investigar as práticas de agressividade competitiva adotadas pelas empresas no contexto de setores industriais dinâmicos, a fim de cotejar seus construtos com a experiência relatada por executivos. Em particular, este estudo foca empresas do setor de software consideradas referências em empreendedorismo no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi de caráter exploratório e qualitativo, com coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade com dirigentes de 13 empresas de software e serviços. Os resultados retratam como a agressividade competitiva repercute nas empresas no que se refere à reação à concorrência, competição financeira, competição em negócios e marketing, apresentando práticas gerenciais que a evidenciam. O estudo conclui com a consolidação de um conjunto de práticas sobre a agressividade competitiva nas empresas pesquisadas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author transfers all copyright of the article to Revista Ciências da Administração, with any reproduction, total or partial, in any means of publication, printed or electronic, being prohibited, without the prior and necessary authorization being requested and, if obtained, will include the competent registration and thanks to the Magazine.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.