O Isomorfismo na Educação Ambiental como Tema Transversal em Programas de Graduação em Administração

Heloísa Helena Marques da Silva, Milton Abreu Campanario, Maria Tereza Saraiva de Souza

Resumo


A Política Nacional de Educação Ambiental determina a inclusão da Educação Ambiental em todos os níveis do ensino de modo transversal e contínuo, vedando sua utilização como disciplina específica. O referencial teórico está assentado no isomorfismo aplicado ao tema da transversalidade em Instituições de Ensino Superior (IES), buscando identificar os mecanismos que as impulsionam a mudar de comportamento frente a essa regulamentação, desvendando quais forças promovem a incorporação da educação ambiental na grade da graduação em Administração, como tema transversal.  A metodologia utilizada é quantitativo-qualitativa e utiliza um estudo multicaso junto a quatro IES, com Graduação em Administração. Conclui-se que pressão isomórfica coercitiva, por parte da sociedade, e normativa, ligada à atuação profissional, são as que mais contribuem para a institucionalização da educação ambiental na grade curricular. As demandas sociais para formação do administrador com conhecimentos ambientais é o fator mais forte neste processo.


Palavras-chave


Educação ambiental; graduação em administração; tema transversal; sustentabilidade; isomorfismo

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DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2013v15n37p170

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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