As Leis da Bibliometria em Diferentes Bases de Dados Científicos

Autores

  • Celso Machado Junior Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Maria Tereza Saraiva de Souza Centro Universitário da FEI
  • Iara Regina dos Santos Parisotto Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Angelo Palmisano Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p111

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a possibilidade de aplicar as Leis da bibliometria para identificar padrões nas estruturas de orientação e de influencia das Instituições de Ensino Superior na contratação dos egressos do Stricto Sensu como professores de programas. Para o atendimento do objetivo proposto se desenvolveu um levantamento de todas as teses e dissertações realizadas no Stricto Sensu em administração, por um período de quatro triênios. Os dados obtidos apontam a possibilidade de aplicação de algumas das Leis da Bibliometria na analise de identificação de padrões nas estruturas de produções e arranjos acadêmicos. Destarte, os dados mostram que os cinco pesquisadores mais prolíficos responderam pela orientação de 15% das pesquisas em sustentabilidade ambiental aproximando-se assim da Lei de Lotka. Os doutores formados pela Universidade de São Paulo e pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo se destacam na orientação de novos pesquisadores em sustentabilidade ambiental no Stricto Sensu aproximando-se assim da Lei de Bradford.

Biografia do Autor

Celso Machado Junior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutor (2012) em Administração pela Universidade Nove de Julho UNINOVE, Mestre (2005) em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, graduado em Engenharia Mecânica (1988) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - PPGA/FMU. Editor da Revista Metropolitana de Sustentabilidade RMS e revisor dos seguintes periódicos: International Journal of Biodiversity and Conservation, Revista de Administração Contemporânea RAC, Revista Gestão e Regionalidade G&R, Revista Hermes, Revista Ciências Sociais em Perspectiva RCSP e Journal of Engineering and Technology Innovation - INOVAE. Trabalhou na gestão acadêmica, como: coordenador do curso semipresencial de pós-graduação em Gestão Ambiental Ecogestão na Universidade Paulista, responsável pela implantação (2008 a 2010). Atua como docente no curso de graduação em Administração na Universidade de São Caetano do Sul e no curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista. Têm experiência na área de Gestão de Organizações, com ênfase em Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Sistemas da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atuou em organização industrial do setor privado (1983 - 2009) em diversos setores de gestão.

Maria Tereza Saraiva de Souza, Centro Universitário da FEI

Doutora (2000) e Mestre (1993) em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV; Especialista em Administração, Análise Organizacional, pela EBAPE/DF (1989); Bacharel em Administração pela UNA/MG (1986). Trabalhou na gestão acadêmica, como: Coordenadora e Chefe de Departamento do curso de Administração da Universidade Ibirapuera (1993 a 2002); Diretora Adjunta do Departamento de Ciências Gerenciais na gestão dos cursos de Administração e Habilitações (Marketing, Comércio Exterior e Hotelaria), Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Turismo e Secretariado Executivo da Universidade Nove de Julho (2002 a 2006). Atuou como docente nas seguintes disciplinas na graduação: Teoria das Organizações, Administração para Publicidade e Propaganda, Poder nas Organizações, Metodologia de Plano de Negócio, Orientação de TCC e Iniciação Científica na ESPM (1997 a 2003). De 2003 a 2013 foi professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PMDA) da Universidade Nove de Julho (Conceito 5), onde ministrou as disciplinas Organizações Sustentáveis e Gestão Ambiental. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação da FEI onde desenvolve pesquisa, orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado vinculados aos projetos de pesquisa nas áreas de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foi Editora (2011 a 2012) e atualmente é editora adjunta da Revista Gestão Social e Ambiental - RGSA (B2). 

Iara Regina dos Santos Parisotto, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora (2012) em Administração UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis-Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), especialista em Gerência Contábil e Auditoria e Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis, graduada em Ciencias Contabeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991). Professora TI-40H FURB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - FURB. Atua na Coordenação Ambiental da FURB e na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB.

Angelo Palmisano, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Doutor em Ciências Sociais (2003), Mestre em Administração (1999), Graduado em Administração de Empresas (1981), todos cursados na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atualmente é Pró-Reitor Acadêmico e Professor do Programa de Mestrado Profissional de Administração em Governança Corporativa do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas- FMU. Possui experiência nas áreas de administração empresarial e educacional, sobretudo como professor e gestor acadêmico no ensino superior (graduação e pós-graduação), ensino a distância, educação continuada, avaliação institucional, gestão do conhecimento, gestão da tecnologia da informação, inovação tecnológica, gestão de pessoas e governança corporativa. É sócio diretor da Pereira e Palmisano Consultoria e Treinamentos nas áreas de gestão empresarial e educação superior. Atua como pesquisador em grupos de pesquisa nas áreas de gestão, estratégia empresarial, engenharias, sustentabilidade e governança corporativa.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

Machado Junior, C., Souza, M. T. S. de, Parisotto, I. R. dos S., & Palmisano, A. (2016). As Leis da Bibliometria em Diferentes Bases de Dados Científicos. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 111–123. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2016v18n44p111

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)