O Papel da Confiança na Relação entre Responsabilidade Social Corporativa e o Valor de Marca

Autores

  • Ivan Lapuente Garrido UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Fernando Cunha UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Fernanda Matte Cavalcante UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p101

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender o papel da confiança na relação entre a responsabilidade social corporativa (RSC) e o valor de marca (VM). Com base na literatura, foram propostos três modelos alternativos desse relacionamento. Os modelos foram testados por meio de modelagem de equações estruturais com dados coletados de uma amostra de 148 clientes de uma das maiores instituições financeiras nacionais. A partir da comparação dos modelos propostos, verificou-se a falta de suporte para a relação direta entre a RSC e o valor de marca (H1 não suportada). As hipóteses de que a confiança media a relação RSC – VM (H2) e de que essa mediação é completa (H2a) foram suportadas. Conclui-se que as ações de RSC contribuem para aumentar a confiança do consumidor na empresa, o que por sua vez impacta positivamente no valor de marca da instituição.

Biografia do Autor

Ivan Lapuente Garrido, UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor do Programa de Pós Graduação em Administração - UNISINOS

Fernando Cunha, UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Administração na UNISINOS

Fernanda Matte Cavalcante, UNISINOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Administração - UNISINOS

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Publicado

15-08-2014

Como Citar

Garrido, I. L., Cunha, F., & Cavalcante, F. M. (2014). O Papel da Confiança na Relação entre Responsabilidade Social Corporativa e o Valor de Marca. Revista De Ciências Da Administração, 101–118. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n39p101

Edição

Seção

Artigos