Lealdade do Consumidor e Programas de Fidelidade: uma análise topográfica do campo de conhecimento à luz da bibliometria, estatística espacial e redes sociais

Viviane Moura Rocha, Mateus Canniatti Ponchio, Eduardo de Rezende Francisco

Resumo


Apresenta-se neste artigo uma análise topográfica do campo de conhecimento constituído pelos conceitos de lealdade do consumidor e pelos programas de fidelidade, amplamente estudados nas últimas décadas e ainda relevantes à área de marketing. A partir de 250 artigos acadêmicos publicados nos últimos dez anos em periódicos científicos indexados, selecionou-se um subconjunto de 76 que continham 3.223 artigos acadêmicos referenciados. Foram tabulados e analisados os periódicos de publicação, as palavras-chave, os resumos, os autores, suas instituições de origem e as redes de citação correspondentes por meio de técnicas bibliométricas, estatística espacial e análise de redes. Os resultados permitem identificar a centralidade desses componentes no campo e os principais autores, periódicos, instituições e países intermediadores da difusão do conhecimento, o que favorece a compreensão da constituição do campo por pesquisadores e estudantes.


Palavras-chave


Lealdade; Programas de Fidelidade; Bibliometria; Estatística Espacial; Análise de Redes

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p09

Revista de Ciências da Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Administração, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Para entrar em contato com a equipe editorial da Revista RCA, encaminhe um e-mail para rca.cse@contato.ufsc.br

ISSNe 2175-8077    ISSN 1516-3865

Licença Creative Commons
This obra is licensed under a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.