Consumer Loyalty and Loyalty Programs: a topographic examination of the scientific literature using bibliometrics, spatial statistics and network analyses

Authors

  • Viviane Moura Rocha Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP
  • Mateus Canniatti Ponchio Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP
  • Eduardo de Rezende Francisco Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p09

Abstract

This paper presents a topographic analysis of the fields of consumer loyalty and loyalty programs, vastly studied in the last decades and still relevant in the marketing literature. After the identification of 250 scientific papers that were published in the last ten years in indexed journals, a subset of 76 were chosen and their 3223 references were extracted. The journals in which these papers were published, their key words, abstracts, authors, institutions of origin and citation patterns were identified and analyzed using bibliometrics, spatial statistics techniques and network analyses. The results allow the identification of the central components of the field, as well as its main authors, journals, institutions and countries that intermediate the diffusion of knowledge, which contributes to the understanding of the constitution of the field by researchers and students.

Author Biographies

Viviane Moura Rocha, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP

Mestranda em Administração de Empresas, com especialização em Marketing, na Fundação Getulio Vargas (SP). Especialização em Administração de Empresas (CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas e graduada em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente estuda a influência dos programas de fidelidade no comportamento de consumo. Em 2012 foi aluna especial de mestrado na Universidade de São Paulo, onde cursou a disciplina Comportamento do Consumidor. Durante a graduação, desenvolveu trabalhos na área de assimetria de informação como bolsista do CNPq. Possui 12 anos de experiência no mercado corporativo.

Mateus Canniatti Ponchio, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP

Doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP (2006) com Estágio Doutoral na University of Otago - Nova Zelândia (2006) e Graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP (2002). Atualmente é professor titular da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), pesquisador do Núcleo de Estudos em Gestão Internacional - NEGI/ESPM, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e Editor Científico da RAE - Revista de Administração de Empresas (FGV). Desenvolve estudos em Comportamento do Consumidor na Base da Pirâmide. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: materialismo, endividamento de consumo, vulnerabilidade de consumo e consumo consciente, comportamento do consumidor e pesquisa de mercado.

Eduardo de Rezende Francisco, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV-EAESP

Doutor (2010) e Mestre (2006) em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - EAESP e possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (1999). É Professor do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da FGV-EAESP desde 2011. Foi pesquisador visitante do Departamento de Information Science da University of Otago, na Nova Zelândia. Atualmente é colunista da Revista InfoGEO (coluna GEOInsights) e Portal de Geoinformação Mundogeo, e Consultor em Geotecnologias, Estatística Aplicada e Modelos Preditivos para Renda e Microcrédito. É coordenador de Business Intelligence do GVcepe - Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV. Tem experiência na área de modelos preditivos para Microcrédito, Marketing, Estatística Aplicada, Geoestatística, Demografia e Geotecnologias de maneira geral, com ênfase em Data Mining, atuando principalmente nos seguintes temas: Microcrédito, Geomarketing, Business Intelligence, Satisfação de Clientes e Integração de Tecnologias de Informação.

Published

2015-04-17

How to Cite

Rocha, V. M., Ponchio, M. C., & Francisco, E. de R. (2015). Consumer Loyalty and Loyalty Programs: a topographic examination of the scientific literature using bibliometrics, spatial statistics and network analyses. Revista De Ciências Da Administração, 1(1), 09–20. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n41p09

Issue

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