Ideologia Gerencialista, Poder e Gestão de Pessoas na Administração Pública e Privada: uma interpretação sob a ótica da Análise Crítica do Discurso

Autores

  • Fernanda Mitsue Soares Onuma Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Alfenas
  • Elisa Zwick Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Alfenas
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p106

Resumo

Este trabalho busca compreender, sob a luz da Análise Crítica do Discurso, como se desenvolve a ideologia gerencialista em duas das organizações que ocupam as primeiras posições do ranking das melhores organizações privadas e públicas no ano de 2013. Compreende-se a ideologia gerencialista como naturalizadora de práticas de gestão de pessoas que facilitam o exercício de poder. Ela contribui para a construção de um universo gestionário que substitui a dignidade pela utilidade e a solidariedade coletiva pela celebração do mérito individual. Nessa complexa configuração social, as relações humanas são instrumentalizadas e transformadas em relações comerciais. Cidadãos são abordados como clientes e as organizações públicas e privadas, em simples provedores de bens e serviços.

Biografia do Autor

Fernanda Mitsue Soares Onuma, Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Alfenas

Professora Assistente na Universidade Federal de Alfenas, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, campus Varginha-MG. Foi Professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, campus Muzambinho-MG, de 2012 a 2013. Foi Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de 2011 a 2012, até sua nomeação em concurso de docente efetiva no IFSULDEMINAS. Mestre (2011) e Bacharel (2008) em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, autogestão, trabalho, ITCP, organização do trabalho e diversidade.

Elisa Zwick, Universidade Federal de Lavras Universidade Federal de Alfenas

Professora Assistente I do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas.  Graduada em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Unijuí. Mestre e doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Lavras, UFLA. Possui experiência em cursos à distância de Gestão Pública e Gestão de Cooperativas. Interesse de pesquisa nos temas voltados aos estudos críticos em teoria da administração, gestão de cooperativas, gestão pública, gestão social, metodologias participativas, sociologia das organizações, relações de poder e burocracia.

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1B. Graduado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 1988), mestre em Administração pela UFLA (1993) e doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenador da câmara SHA da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e do Programa de Pós-graduação em Administração. Foi Pró-Reitor Adjunto de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFLA (jun. 2008 a jun. 2012), tendo participado de diversas comissões, conselhos e câmaras de caráter consultivo. Possui experiência de pesquisa, ensino e desenvolvimento na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Organizações, Administração de Ciência e Tecnologia, atuando nos temas poder, cultura, aprendizagem e relações de trabalho. Foi fundador e primeiro coordenador do mestrado profissional em administração pública ofertado pela UFLA.

Downloads

Publicado

2015-08-14

Como Citar

Onuma, F. M. S., Zwick, E., & Brito, M. J. de. (2015). Ideologia Gerencialista, Poder e Gestão de Pessoas na Administração Pública e Privada: uma interpretação sob a ótica da Análise Crítica do Discurso. Revista De Ciências Da Administração, 1(2), 106–120. https://doi.org/10.5007/2175-8077.2015v17n42p106

Edição

Seção

Artigos